Home / Noticias / 09.03.2020 18:36

OAB/RS prestigia aula inaugural da Escola Judiciária do TRE/RS

09/03/2020 18:36

http://bit.ly/39y8U0h
Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS
image-galeria-0

A secretária-geral adjunta da Ordem gaúcha, Fabiana da Cunha Barth, participou da aula inaugural do ano letivo da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral/RS (EJERS). O evento, alusivo ao Dia da Mulher, contou com a palestra “O Brasil de ontem e de hoje: Educação, Cidadania e Política” com a escritora e historiadora, Mary del Priore, na tarde da segunda-feira (09).

Fabiana destacou a importância de ações como essa promovida pela EJERS: “É interessante ter esse olhar de historiadora com uma obra, envolvendo a cultura e a história do Brasil de maneira tão aprofundada. Ressalto esse fator relevante citado pela palestrante, o da dupla personalidade do brasileiro. Atitude essa que tem impacto na esfera pública e no exercício da cidadania. Eventos assim são essenciais para conscientização e reflexão sobre as nossas atitudes diárias nas relações sociais”, afirmou.

A presidente do TRE/RS, desembargadora Marilene Bonzanini, ressaltou a busca por uma maior participação feminina na ocupação de cargos públicos: “As mulheres representam 51% da população brasileira, no entanto, quando se fala de representatividade na política, ocupamos menos de 10% dos cargos públicos. Precisamos discutir cada vez mais as causas disso, entendendo a história do país e buscar ocupar esses espaços”, destacou.

“Brasileiro tem dupla moral: em casa racista, homofóbico e machista; na rua, tolerante e moderno”, diz historiadora Mary del Priore

Mary del Priore é historiadora, autora de quase 40 livros que retratam, entre outros temas, a condição da mulher no Brasil desde o período colonial. Convidada para abrir o ano letivo da EJERS, Mary falou, através da história do Brasil, sobre o papel da mulher na sociedade, sobre as origens da sociedade patriarcal e os rumos atuais das lutas feministas e da sociedade como um todo.

“As mulheres souberam resistir ao longo da história. Inseridas no sistema econômico, foram sobrevivendo e fazendo sobreviver os seus. Analisando a história além dos séculos, vemos que foram longos anos de adestramento da mulher, exercendo o papel de submissa, de mãe, esposa e de vida doméstica. Com a independência financeira e libertação sexual das mulheres, nos anos 70 e 80, vemos uma explosão da violência contra a mulher. A mulher paga um preço caro demais por sua liberdade”, enfatizou.

“Vejo que as mudanças precisam acontecer nas relações sociais de forma cotidiana. O brasileiro tem uma dupla moral, em casa faz comentários racistas, homofóbicos e machistas, porém na rua é tolerante e moderno, condenando essas atitudes. Ao meu ver, essa é a mudança que precisa ser encarada: ter nas nossas relações diárias e íntimas o mesmo comportamento que cobramos das autoridades”, ressaltou.

Presenças

Também estavam presentes ao evento: o vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE/RS, desembargador André Villarinho; a vice-presidente do TJ/RS, desembargadora Liselena Schiffino Robles Ribeiro; a representante do TRF4, desembargadora federal Marga Barth Tessler; a presidente do TRT4, desembargadora federal Carmen Izabel Centena Gonzalez; o presidente da Ajuris, Orlando Faccini Neto; a vice-diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Laydner; a coordenadora do conselho consultivo do Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral, desembargadora Elaine Macedo, o desembargador eleitoral Silvio Ronaldo de Moraes; e o procurador regional eleitoral, Fábio Venzon.

 

Texto e fotos: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

09/03/2020 18:36



Notícia anterior

OAB/RS contribuirá para o debate na comissão especial mista da Reforma Tributária

09.03.2020
Próxima notícia

A preferida dos gaúchos: OAB/RS ganha prêmio Marcas de Quem Decide

10.03.2020

Principais notícias

Ver todas