Home / Noticias / 23.11.2015 20:29

OAB/RS prestigia exposição sobre história da magistratura trabalhista gaúcha

23/11/2015 20:29

http://bit.ly/1Lww0zK
Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS
image-galeria-0

A mostra é composta por relatos de 31 magistrados e possui um acervo de quase 2 milhões de processos judiciais do TRT4.

Relatos e histórias da magistratura trabalhista gaúcha estão presentes não só na memória de quem viveu, mas também estão firmadas e presentes em um grande memorial. Para prestigiar o momento e as histórias, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, esteve presente, na tarde desta segunda-feira (23), na solenidade de abertura da exposição “Magistratura Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória”, que foi inaugurada no saguão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

A mostra possui relatos de 31 juízes e desembargadores e um acervo de quase dois milhões de processos judiciais do TRT4, no período de 1935 a 2000. A exposição contempla ainda paineis com fotografias e documentos alusivos à atuação da magistratura trabalhista gaúcha, bem como um documentário. Na solenidade, foi exibido um trailer do vídeo que está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2016.

Para Maria Cristina, é muito importante ver a memória preservada e ver as pessoas, que construíram o TRT4, serem homenageadas. “Esse nosso tribunal sempre foi reconhecido nacionalmente como precursor nas áreas do direito do trabalho, além de que é o único Tribunal no Brasil que possui um memorial e preserva a sua história. E nós ficamos muito felizes de contribuir e seguir adiante contando a história vitoriosa do TRT”, ressaltou.

A presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, destacou a importância do trabalho construído pelo TRT4. “Este evento dá prosseguimento a uma série de ações do Memorial, e que tem o objetivo de resgatar a história da Justiça do Trabalho, por meio de registros documentais e verbais, valorizando especialmente o nosso imprescindível patrimônio humano”, disse Halfen.

A corregedora-geral da OAB/RS, conselheira seccional Maria Helena Camargo Dornelles, também estava presente na mostra.

Vanessa Schneider
Jornalista - MTB 17.654

23/11/2015 20:29



Notícia anterior

Com apoio da OAB/RS, Dia do Bem realiza evento nesta terça-feira (24)

23.11.2015
Próxima notícia

OAB propõe alterações em lei para tornar PJe mais seguro e estável

23.11.2015

Principais notícias

Ver todas