Home / Noticias / 17.11.2021 18:54

OAB/RS prestigia homenagem do TJRS aos ex-governadores Jair Soares e Alceu Collares

17/11/2021 18:54

Na tarde desta quarta-feira (17), a Ordem gaúcha, representada por sua secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth, participou da sessão solene de outorga da Medalha Ordem do Mérito Judiciário aos ex-governadores Jair de Oliveira Soares e Alceu de Deus Collares. O evento ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça do RS.

Você pode assistir a íntegra da homenagem aqui.

A diretora da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, ressaltou a importância dos homenageados para a sociedade gaúcha e o justo reconhecimento do Judiciário gaúcho: “Estadistas merecem ser destacados, como bem frisou a presidência do TJRS, para que suas trajetórias motivem e sensibilizem as atuais e futuras gerações em propagar seus ensinamentos. Certamente, para além de posições ideológicas e político-partidárias, a contribuição de pessoas públicas, como os governadores Jair Soares e Alceu Collares, deve ser saudada e lembrada por toda a comunidade jurídica do estado”, afirmou.

O presidente do TJRS, desembargador Voltaire de Lima Moraes destacou a homenagem aprovada, por unanimidade, pelo Órgão Especial do Tribunal: “Com esta homenagem o Poder Judiciário materializa o reconhecimento a estes estadistas. Eles contribuíram para trazer novos horizontes para o estado, sempre mantiveram um bom relacionamento entre os poderes e as instituições e construíram uma vida de grandes lutas que nos inspira a superar as dificuldades em busca do bem comum”, frisou.

Jair Soares agradeceu a homenagem e falou do orgulho de receber a mesma honraria de destacados membros do Judiciário com valiosa contribuição ao Direito, citando os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Paulo Brossard e José Néri da Silveira.

Collares, da mesma forma, agradeceu o reconhecimento e relembrou sua trajetória, o início na vida política e a luta pela democracia, além de reforçar a importância de continuar a atuação pela defesa das instituições.

Também estiveram presentes na homenagem a esposa de Collares, Neusa Canabarro; o defensor público-geral do estado, Antônio Flávio de Oliveira; o 2º vice-presidente do TJRS, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório; o 3º vice-presidente do TJRS, desembargador Ney Wiedemann Neto; a corregedora-geral de Justiça do RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak; o desembargador Sérgio Blattes; a presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do TJRS, desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira; o presidente do Conselho de Informática do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto; o representante do Conselho de Relações Institucionais do TJRS, Antonio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard; o ex-presidente do TJRS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro; o presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Orlando Faccini Neto; o vice-presidente Cláudio Luís Martinewski; a vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), desembargadora Vera Deboni; e o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti.

17/11/2021 18:54

Eleições OAB/RS 2021: advogados mesários recebem treinamento para o dia do pleito

17.11.2021

TJRS prorroga regime de exceção nas Varas Cíveis de Porto Alegre