OAB/RS prestigia solenidade de outorga do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre
11/09/2012 21:59
A homenagem foi concedida pela Câmara Municipal ao advogado, desembargador aposentado do TJRS e professor universitário, Carlos Alberto Bencke.
Designada pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a secretária-geral adjunta, Maria Helena Dornelles, participou da sessão solene de outorga do Título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre. O evento ocorreu, na noite desta terça-feira (11), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre.
O homenageado foi o desembargador aposentado do TJRS e professor universitário, Carlos Alberto Bencke. O atual advogado foi magistrado pelo Quinto Constitucional da OAB.
A sugestão da concessão do título foi do vereador João Bosco Vaz, homenageando a contribuição do profissional do Direito ao ensino jurídico, à advocacia e à magistratura estadual.
Também estavam presentes à cerimônia, representando a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador João Carlos Nedel; o presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira; a presidente do Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Maria Cecília Kother; entre outras autoridades.
Natural de Santo Ângelo (RS), Carlos Alberto Bencke tem 64 anos. Em seu município de origem, trabalhou na Rádio Santo Ângelo, onde foi locutor e narrador de futebol. Na sua cidade natal, também foi um dos fundadores do jornal diário A Tribuna Regional, que circula na região missioneira desde 1967. Além disso, Bencke trabalhou na Rádio Progresso, em Ijuí, em 1969, e é piloto privado, formado pelo Aeroclube de Santo Ângelo. Em Porto Alegre, Bencke foi locutor comercial e de notícias substituto do Correspondente Renner, na Rádio Guaíba, de 1969 a 1973. Trabalhou ainda na TV Difusora, atual Bandeirantes, e na TV Guaíba até 1981. O homenageado formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no ano de 1973 e é Mestre em Direito lato sensu pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Como advogado, Carlos Alberto Bencke foi conselheiro seccional e diretor-tesoureiro da OAB/RS e o primeiro presidente da Comissão Especial Pró-Agilização Processual (Cefap), em 1988. Atualmente, é integrante da Sociedade de Advogados Bencke & Sirangelo Advocacia e Consultoria. Exerceu, em Porto Alegre, vários cargos jurisdicionais, tendo sido juiz de Alçada, de dezembro de 1994 a setembro de 1997, e juiz do Tribunal Regional Eleitoral, no biênio 1992/1994, chegando a ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul até dezembro de 2003.
11/09/2012 21:59