Home / Noticias / 12.12.2013 19:48

OAB/RS promove treinamento sobre PJe-JT

12/12/2013 19:48

Durante esta quinta-feira (12), na sede da Ordem gaúcha, mais de cem advogados foram capacitados a utilizar a nova ferramenta eletrônica.

Nesta quinta-feira (12), a OAB/RS, por meio da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI), juntamente com a Escola Superior de Advocacia (ESA), promoveu mais dois treinamentos em Processo Judicial Eletrônico. A capacitação foi realizada no Auditório da ESA.

O curso, que também foi transmitido via internet para os advogados inscritos antecipadamente pelo site da ESA, contou com a adesão presencial de cerca de cem advogados.

O presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CDTI), conselheiro seccional, Carlos Thomaz Albornoz, destacou o período de transição que a advocacia enfrenta. “Queremos tornar o Processo Eletrônico um elemento efetivo e facilitador do trabalho dos profissionais, e para isso temos proporcionado aos advogados o conhecimento no manejo das novas ferramentas do judiciário, através de cursos e treinamentos específicos”. Destacou, ainda, o período de transição que os advogados enfrentam. “A Ordem tem contribuído de forma ativa neste momento de mudanças no exercício da advocacia”, enfatizou Albornoz.

O vice-presidente da CEDTI, Miguel Ramos, colocou a entidade à disposição dos profissionais para quaisquer dificuldades que venham a enfrentar neste momento de adaptação com o PJe-JT. "Os advogados poderão trazer à Ordem gaúcha, por meio da Comissão, opiniões, sugestões e qualquer dificuldade que tenham encontrado no Processo Judicial Eletrônico. Todas as sugestões dadas através do site da OAB/RS, poderão contribuir na implantação de novas melhorias no PJe-JT", finalizou Ramos.

Certificado Digital

Os advogados e demais operadores do Direito só podem acessar o PJe-JT por meio do certificado digital. A opção pela certificação digital partiu do Conselho Nacional de Justiça e segue uma tendência mundial em segurança da informação. Além de identificar com precisão pessoas físicas e jurídicas, garante confiabilidade, privacidade, integridade e inviolabilidade em mensagens e diversos tipos de transações realizadas na internet - como o envio de uma petição, por exemplo.

O certificado digital pode ser adquirido pelo site www.acoab.com.br. Outras informações podem ser obtidas no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI): www.iti.gov.br/certificacao-digital.

Wagner Miranda
Estagiário de Jornalismo

12/12/2013 19:48

Lamachia e ministro Zavascki participam de painel da OAB/RS sobre perspectivas da advocacia para 2014