Home / Noticias / 27.04.2015 15:51

OAB/RS realiza cerimônia de Prestação de Compromisso de 50 novos advogados

27/04/2015 15:51

Na solenidade desta segunda-feira (27), Bertoluci pontuou os projetos de lei que partiram da seccional gaúcha e que foram incorporados ao novo CPC.

Na manhã desta segunda-feira (27), 50 novos advogados prestaram compromisso na OAB/RS. A solenidade, conduzida pelo presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, foi realizada no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da entidade.

Confira as fotos da solenidade, clicando aqui.

Antes da entrega, os bacharéis em Direito proferiram o juramento no qual se comprometem “a exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Dando boas-vindas aos novos profissionais, a membro da Comissão do Jovem Advogado (CEJA) da OAB/RS Adriana Mota enfatizou os cursos realizados em parceira com a Escola Superior de Advocacia (ESA). “Convido todos para fazerem parte e conhecerem a Comissão do Jovem Advogado, que tem como função integrar vocês à Ordem”, frisou.

O diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, saudou os novos integrantes da entidade: “Os senhores prestaram um juramento que deve ser diariamente relembrado e praticado. Sejam muito bem-vindos à Ordem dos Advogados do Brasil”. Ele também enfatizou o curso de atualização sobre o novo Código de Processo Civil, que auxilia a advocacia gaúcha durante este momento de transição.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), conselheira seccional Delma Ibias, parabenizou os novos profissionais. Ela convidou todos os presentes para participar do debate sobre o novo Código de Processo Civil (CPC), que foi realizado hoje na sede da entidade, promovido pela CMA.

Finalizando a cerimônia, o presidente da Ordem gaúcha destacou a sanção do novo Código de Processo Civil, pontuando os projetos de lei que partiram da seccional gaúcha, como as férias dos advogados; a natureza alimentar dos honorários; o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC; a vedação da compensação de honorários; e a contagem de prazos em dias úteis. Bertoluci também apresentou livro publicado pelo Conselho Federal da OAB sobre o novo CPC, que conta com artigo do vice-presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia. A publicação está disponível para download no site da OAB/RS, clicando aqui.

O presidente da entidade também enfatizou outras atuações da OAB/RS, como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5302, que questiona o regime de aposentadoria especial para os deputados estaduais.

Também compuseram a mesa o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o ex-presidente da seccional, Luis Felipe Lima de Magalhães; o membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Carlos Germano Reichert; o procurador-geral do Estado, Euzébio Fernando Ruschel; e o chefe de gabinete, Júlio Cezar Caspani.

Mariane Freitas
Estagiária de Jornalismo

27/04/2015 15:51

Ordem gaúcha participará de Seminário sobre Processo Eletrônico do TCE-RS