Home / Noticias / 14.12.2022 09:46

OAB/RS realiza Prestação de Compromisso e credencia 72 novos advogados e advogadas

14/12/2022 09:46

Em prestação de compromisso realizada na manhã de terça-feira (13), o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, entregou as credenciais para 72 novos advogados e advogadas. A solenidade ocorreu no auditório do OAB/RS Cubo.

Confira as fotos do evento no Flickr da Ordem gaúcha.

Lamachia saudou os profissionais e destacou o simbolismo que permeia a cerimônia: “Esta solenidade marca o momento em que vocês recebem uma credencial que lhes confere a autoridade postulatória de falar em nome do cidadão, de dar voz a quem, muitas vezes, não tem voz. Vocês passam agora a defender os bens mais caros que uma pessoa tem: sua honra, sua liberdade, seu patrimônio e, muitas vezes, até a sua vida”, enfatizou.

Na sequência, Lamachia relembrou as conquistas da OAB gaúcha neste primeiro ano de gestão, além de ressaltar algumas das principais vitórias da entidade ao longo dos últimos anos. “Nesses doze meses em que nós da diretoria estamos à frente da entidade lançamos três importantíssimos programas para a advocacia: o Plano de Recuperação da Advocacia (PRA), o PODE - Programa Orientado ao Desenvolvimento das Estruturas e o Programa Primeiros Passos (PPP). E fomos nós, juntos, que revolucionamos a advocacia brasileira de 2007 para cá, entregando as maiores conquistas legislativas para nossa classe”, disse ele. O dirigente destacou em sua fala, também, a contagem dos prazos em dias úteis, as férias dos advogados, a lei que criminaliza a violação das prerrogativas e o Simples da advocacia, entre outras vitórias.

Assista a íntegra do evento:

Na solenidade, os 72 profissionais se comprometeram com o juramento de “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Presenças

Também participaram da cerimônia o diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados do RS, Matheus Torres; representando a ESA o diretor de e-books e da revista eletrônica da ESA/RS, Alexandre Petry; a conselheira estadual e corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; a conselheira estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Bruna Razera; a conselheira estadual e corregedora-adjunta da OAB/RS, Regina Soares; representando o TED, o presidente da 3° turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Dimos Fedrizzi Petalas; o presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Maria Alice Seidel; e o membro da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero e da Comissão de Igualdade Racial, Dolores Teresinha Silveira.

Confira a lista completa dos compromissados

ALEXANDRA ROTHMANN ESCHILETTI

14/12/2022 09:46

Redução na anuidade da OAB/RS 2023: 22% de vantagem para a advocacia gaúcha