OAB/RS renova convênio com a PGM-POA para formação de mediadores na administração pública
17/12/2021 18:06
Em uma ação pioneira, a Ordem gaúcha renovou o convênio para formação de mediadores aturem na administração pública municipal de Porto Alegre. Durante o evento também ocorreu a entrega dos certificados de mediadores aos alunos que concluíram o curso ministrado pela Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) com a Casa de Mediação da OAB/RS. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (16), no auditório da sede da seccional.
A secretária-geral adjunta e coordenadora das comissões, Fabiana da Cunha Barth, destacou a inovação da parceria entre a OAB/RS e a PGM-POA, iniciada em 2016: “A assinatura de hoje e a entrega dos certificados de mediadores é um momento único. A OAB/RS e a PGM fazem história com esse ato disruptivo de implantar a mediação na administração pública. Os mediadores assumem um grande desafio de restaurar as relações em uma sociedade tão dividida”, frisa.
A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, parabenizou os alunos: “Este é um momento muito feliz e de comemoração pela formação alcançada e por todo empenho ao longo do curso. O fato de assumirem o compromisso de mediar situações de litígios já os torna especiais e com um olhar da vida profissional para além da técnica”, afirmou.
O presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e coordenador da Casa de Mediação da OAB/RS, Ricardo Dornelles, enfatizou o trabalho realizado para difundir os métodos alternativos de resolução de conflitos: “É uma honra contar com colegas tão qualificados e comprometidos com o trabalho desenvolvido. Mudar a cultura de litígio, muito forte no Rio Grande do Sul, é algo complexo e gradual. O mediador lida com conflitos e problemas emocionais no seu dia a dia, é um trabalho desafiador, mas que proporciona a humanização”, salientou.
O procurador-geral de Porto Alegre, Roberto Silva da Rocha, destacou a importância de dar continuidade ao convênio: “Temos orgulho de trabalhar com o aprimoramento do diálogo, aprender com decisões efetivamente resolutivas e que buscam uma solução para todos. Enquanto operadores do Direito nossa principal função é mediar conflitos”, ponderou.
Oito alunas receberam o certificado de mediadoras: Aline Cándano Peixoto, Andrea Maria da Silva Correa, Ana Luísa Soares Carvalho, Suzana Reis Coelho, Luciane Favaretto Timmers, Patrícia Dornelles Schneider, Ana Cristina Dalcol Dauber e Claudia Padaratz.
Também participaram do evento a vice-presidente da administração pública da CEMPR e diretora da Câmara Local de Conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU/RS), Tatiana Linn, a procuradora-geral adjunta de assuntos fiscais de Porto Alegre e conselheira seccional da OAB/RS, Cristiane da Costa Nery, e a coordenadora da Central de Conciliação da PGM de Porto Alegre, Patricia Dorneles Schneider.
17/12/2021 18:06