Home / Noticias / 30.08.2018 23:46

OAB/RS sedia o último Colégio de Presidentes de seccionais da atual gestão

30/08/2018 23:46

http://bit.ly/2N3DKWK
image-galeria-0

A OAB gaúcha e o Rio Grande do Sul, mais uma vez, sediaram o Colégio de Presidentes de secconais. Um encontro marcado por simbolismos, por discursos contundentes e por emoções, assim foi a abertura do evento, que ocorreu, na noite desta quarta-feira (30) no Hotel Alpestre, em Gramado. Essa foi a última reunião deles como dirigentes da atual gestão.

Na abertura, o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, enfatizou a trajetória do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, à frente da Ordem. “Destemido, corajoso, com postura inarredável na defesa das prerrogativas dos advogados, Claudio Lamachia mantém a OAB unida, coesa, mostrando claramente qual é a direção a ser seguida, a direção da defesa da cidadania, da luta pelo reconhecimento dos valores democráticos, da manutenção do Estado Democrático de Direito. Leia mais aqui.

Um Colégio de Presidentes Seccionais carregado de simbolismo, pois Lamachia era o presidente da seccional gaúcha no Colégio que aconteceu no Estado há dez anos. Agora, à frente do Conselho Federal da OAB, o dirigente realiza o último Colégio de sua gestão em sua terra natal – uma tradição entre os presidentes do CFOAB.

Em seu discurso, Lamachia destacou a importância da união da advocacia brasileira diante do momento de crise moral, ética, política e econômica que o país atravessa. “Presenciamos o strip-tease moral das instituições, chamuscadas por denúncias de corrupção, que não pouparam qualquer dos Poderes - e levaram ao banco dos réus ex-presidentes, governadores e ex-governadores, ministros de Estado, parlamentares e alguns dos mais poderosos empresários do país”, apontou. Leia a matéria aqui.

O presidente da OAB do Espírito Santo e coordenador do Colégio, Homero Mafra, exaltou o trabalho da Ordem frente a "tristes e duros tempos". "O que vou dizer a vocês esta noite não é novo. É o que estamos dizendo em cada esquina, todo o tempo: estamos vivendo uma quadra dramática na vida nacional. Enfrentamos a escalada do autoritarismo, a violação da Constituição da República, a mitigação das garantias constitucionais. O populismo penal vem conduzindo decisões judiciais, quebrando direitos constitucionais de garantia, autorizando a execução antecipada da pena, sob o risco, real de mitigarmos a imunidade parlamentar. Lamentavelmente, cada vez mais a voz das ruas substitui a voz das leis", afirmou.

Ele também homenageou toda advocacia gaúcha no nome de José de Oliveira Ramos Neto, companheiro de advocacia em muitos momentos de Ordem, falecido em 2010 e ex-presidente da Comissão de Prerrogativas e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RS. 

Os trabalhos do Colégio de Presidentes da OAB continua, nesta quinta-feira (31), e serão conduzidos pelo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Homenagens

A presidente da Câmara Municipal de Gramado, Manoela Caliari – outorgou o título de “Visitante Ilustre”, criado exclusivamente por ocasião do evento, aos integrantes da diretoria nacional da OAB e aos 27 presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil.

Presenças

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB; Felipe Sarmento, secretário-geral da OAB Nacional; Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional; Marcelo Lavocat Galvão, secretário-geral adjunto da OAB Nacional; Homero Mafra, presidente da OAB-ES e coordenador do Colégio; Fernanda Marinela, presidente da OAB-AL e subcoordenadora do Colégio; Roberto Busatto, Membro Honorário Vitalício da OAB Nacional; e Cléa Carpi da Rocha, conselheira federal pelo RS e detentora da Medalha Rui Barbosa.

Também estiveram à mesa: Euzébio  Ruschel, procurador-geral do RS; Edu Oliveira, deputado estadual pelo RS; João Alfredo de Castilho Bertolucci, prefeito de Gramado; Manoela Caliari, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; Aline Caspani Collet, diretora da Defensoria Pública do RS; Mariana Melara Reis, presidente da Subseção OAB Canela-Gramado; Bruno Pinto de Freitas, representante do Tribunal de Contas Estadual do Rio Grande do Sul (TCE-RS); Ricardo Peres, coordenador nacional das Caixas de Assistência da Advocacia; André Godinho e Valdetário Monteiro, conselheiros do CNJ; Leonardo Accioly, conselheiro do CNMP; Alexandre Lima Wunderlich, conselheiro federal pelo RS; Fernando Krieg da Fonseca e Marcelo Bertolucci, ex-presidentes da OAB-RS; Sulamita Santos Cabral, presidente do Instituto dos Advogados do RS; Rosane Marques Ramos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS; Artur Peixoto San Martin, diretor da Justiça do Trabalho de Gramado; Max Roberto Guazzelli, diretor da Promotoria de Justiça de Gramado.

30/08/2018 23:46



Notícia anterior

Colégio Nacional de Presidentes: “Gratidão é dívida que não prescreve, gratidão é a memória do coração. Por isso sou, e serei eternamente grato, a todos e todas vocês”, bradou presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia

31.08.2018
Próxima notícia

OAB vai à Escola aborda direitos humanos, ato infracional e violência contra a mulher na Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo

31.08.2018

Principais notícias

Ver todas