Home / Noticias / 26.07.2022 09:59

OAB/RS sedia quarto encontro do Fórum dos Conselhos

26/07/2022 09:59

A reunião mensal do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul teve mais uma edição realizada nesta segunda-feira (25). Conduzido pelo presidente da OAB/RS e do Fórum, Leonardo Lamachia, os debates serviram para apresentar pautas que estão sendo trabalhadas no momento, além de possibilitar a criação de novos projetos. O encontro ocorreu de forma híbrida, com a presença de lideranças das instituições na sede da Ordem gaúcha e outras acompanhando de forma virtual.

Lamachia abriu o quarto encontro enfatizando os trabalhos realizados pelo Fórum no primeiro semestre, bem como salientou a importância de um debate contínuo em prol dos interesses de todas as classes do grupo que, juntas, representam cerca de um milhão de profissionais no estado. “O trabalho e o diálogo conjuntos são essenciais. E estamos conseguindo, a partir de ideias homogêneas, estruturar soluções para as demandas de cada instituição, mas também para o objetivo central do Fórum”, ressaltou.

Durante as conversas, o presidente Lamachia também enalteceu a visita feita ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região para externar as dificuldades enfrentadas pelas entidades que compõem o Fórum dos Conselhos. “Foi um encontro muito proveitoso, onde ouvimos a situação técnica do posicionamento do TRF-4 em relação às execuções de anuidade dos Conselhos, assim como também tivemos a oportunidade de propor ideias que vão ao encontro das soluções que se fazem necessárias”, pontuou.

Definições da reunião

Tema de grande relevância, o registro do Estatuto do Fórum, definido na reunião passada, e que está sob coordenação da OAB/RS, também foi discutido pelos líderes institucionais. Comunicando a fase atual do processo, o presidente Lamachia garantiu que o assunto será concluído em breve. “Faltam apenas algumas informações das entidades para finalizarmos essa etapa legal e estatutária. Tão logo recebermos os dados, iremos preparar a documentação e dar encaminhamento ao registro”, disse.

A criação em larga escala de cursos de graduação e tecnólogos 100% on-line, tema abertamente combatido pela OAB/RS, foi outro tópico discutido na reunião desta segunda-feira. Revelando suas preocupações sobre a pauta, presidentes e diretores de entidades solicitaram um posicionamento oficial por parte do Fórum dos Conselhos. A partir disso, ficou acordado o envio de um ofício ao Ministério da Educação para manifestar contrariedade.

A próxima reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul está prevista para ocorrer no dia 22 de agosto, também na sede da OAB gaúcha.

26/07/2022 09:59

Nota em resposta à Ajuris