OAB/RS trata de políticas para juventude em reunião com governador do Estado
30/04/2015 14:10
Em encontro no Palácio Piratini, foi destacada a atuação da entidade, reconhecida como referência por meio das mais de 60 Comissões do Jovem Advogado em todo o RS.
Lideranças jovens de entidades e associações representativas do RS reuniram-se com o governador do Estado, José Ivo Sartori, para tratar das políticas para a juventude. A Ordem gaúcha foi representada pelo presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), conselheiro seccional Matheus Ayres Torres. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (29), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O presidente da CEJA apresentou as ações da Ordem gaúcha para a juventude, ressaltando o acolhimento que a entidade faz para os advogados em início de carreira. “Criamos, por exemplo, o Manual do Jovem Advogado, para tornar mais claros os primeiros passos na profissão, temos cursos de iniciação à advocacia, que contam com mais 1.500 participantes, realizamos palestras e damos toda a assistência necessária. Nosso intuito é capacitar o jovem advogado ainda mais para o exercício da profissão”, destacou.
Ayres Torres ainda informou que apenas no RS existem mais de 60 Comissões de Jovens Advogados espalhadas pelas 106 subseções da OAB/RS, o que, na reunião, foi reconhecido como modelo de referência para demais entidades. “Conseguimos tamanha representação em razão do apoio incondicional que a diretoria da OAB/RS, por meio do presidente, Marcelo Bertoluci, bem como o Conselho Federal da OAB, através do vice-presidente, Claudio Lamachia, nos concede”, assegurou.
No encontro, Sartori destacou que é fundamental ouvir a juventude, essencial setor da sociedade, para debater as políticas públicas atuaise o futuro do RS.
A reunião foi organizada pela Coordenadoria da Juventude do Governo do Estado.Também participaram lideranças jovens da Federação das Associações de Jovens Empreendedores do Rio Grande do Sul (FAJERS); da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL); do Conselho Regional de Administração (CRA); e da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE).
Atuações da OAB/RS junto ao Poder Executivo
Também no mês de abril, o presidente daOAB/RS, Marcelo Bertoluci, acompanhado do diretor-tesoureiro da entidade, Luiz Henrique Cabanellos Schuh, apresentou ao governador do Estado a ação da entidade pela revisão da dívida do RS. Na ocasião,foi entregue a cópia da Ação Civil Originária (ACO 2059), ajuizada pela Ordem gaúcha no Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2012.
Além disso, a OAB/RS também se engajou na campanha para fomentar doações ao Fundo de Amparo à Criança e ao Adolescente. Por meio da parceria, os contribuintes tiveram a opção de deduzir até 3% do seu imposto de renda como forma de contribuição para as instituições.
Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo
30/04/2015 14:10