Home / Noticias / 12.08.2020 13:51

OAB/RS, TRT4 e empresas de tecnologia se reúnem para trazer mais inovação à advocacia

12/08/2020 13:51

Pensando em levar mais inovação e em facilitar o dia a dia dos advogados e das advogadas, a OAB/RS, através da sua Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI), se reuniu com o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e Legaltechs na tarde da sexta-feira (07). A iniciativa visa à aproximação entre as empresas de tecnologia e o Judiciário, a fim de ampliar o acesso às inovações e às facilidades da tecnologia no meio jurídico, beneficiando tanto os tribunais, quanto a advocacia.

Segundo o presidente da CDTI, Filipe Mallmann, a reunião tem também um significado simbólico, pois “pela primeira vez a OAB reuniu um tribunal e empresas de tecnologia para, mediante trocas de ideias, entender como podem melhor atender a advocacia”.

O encontro online possibilitou um plano de trabalho entre a OAB/RS e o TRT4 para avançar na busca de soluções tecnológicas. “A iniciativa partiu da CDTI, pois entendemos a importância do diálogo entre o Poder Judiciário e fornecedores de tecnologia. O fomento de iniciativas inovadoras, através de convênios com os tribunais, garante o surgimento de novas tecnologias, desde ferramentas de relatório, que possibilitem maior assertividade nas estatísticas internas e prognósticos, até ferramentas de automação, que hoje já estão sendo implantadas para servidores, mas que ainda não chegaram para os advogados. Essa iniciativa auxiliará, ainda, a diminuir as consultas realizadas diretamente nos sistemas do Poder Judiciário, e irá facilitar o acesso, para que soluções inovadoras cheguem com custo acessível a toda advocacia”, explicou.

Novas reuniões devem ser agendadas para dar seguimento ao projeto. Também participaram da reunião, representando a CDTI, o vice-presidente Cesar Emílio Sulzbach e os membros Carlos Thomaz Àvila Albronoz, Marcos Laguna Pereira e Gustavo Rocha. Representando o TRT4, a diretora de TI, Natacha Oliveira, além de representantes das Legaltechs convidadas.

12/08/2020 13:51

ESA/RS é apoiadora na IX Conferência Estadual da Advocacia da OAB/RS

12.08.2020

Advocacia debate jurisdição e teleaudiência durante painel da IX Conferência Estadual