Home / Noticias / 01.10.2018 11:09

OAB vai à Escola aborda Vote Consciente, Violência de Gênero e Ato Infracional

01/10/2018 11:09

O projeto OAB vai à Escola esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aldo Locatelli para falar aos estudantes de 6ª, 7ª e 8ª série sobre Vote Consciente, Ato Infracional e Violência de Gênero. O encontro ocorreu na última quarta-feira (26).

O presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA), Carlos Kremer, apresentou a Campanha Vote Consciente, lançada pela Ordem gaúcha no mês de agosto: “É fundamental nos informarmos sobre os candidatos. O voto é um direito da democracia e, mesmo que alguns de vocês ainda não votem, precisam conversar com quem vota sobre as eleições”, disse. “O voto tem o mesmo peso para todas as pessoas, independente de classe social e poder aquisitivo”, concluiu.

Na ocasião, Kremer ainda falou para os estudantes sobre o ato infracional: “Ele é voltado, caso determinada conduta corresponder, a uma hipótese legal que determine sanções ao adolescente, inclusive, uma delas pode ser perder a sua liberdade. O adolescente pode ficar na FASE até três anos”, ressaltou. O presidente da CECA ainda comentou a respeito do bullying: A prática do bullying não é saudável, pois prejudica a vida de uma pessoa e pode ter consequências negativas na vida da pessoa. Precisamos ter respeito e empatia.”, concluiu.

A coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), Ellen Martins, abordou o tema de violência contra a mulher: “A violência não é só física, mas também psicológica. Ninguém pode fazer nada com o corpo de vocês sem que vocês deixem”, disse. “Quem abusa, ameaça de diversas maneiras. Existe o disque 180 e vocês podem denunciar por ele e a denúncia é anônima”, lembrou.

Instituto São Francisco Santa Família

No dia seguinte (27), o projeto OAB vai à Escola esteve presente no Instituto São Francisco Santa Família para conversar com estudantes de 12 a 18 anos. Na ocasião foram abordados os temas: Vote Consciente e Bullying.

O coordenador do Projeto e presidente da Comissão Especial da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA), Carlos Kremer, iniciou comentando sobre a Campanha Vote Consciente: “Vocês são fundamentais para o futuro do país. Precisam saber e levar isso aos familiares de vocês, se um candidato a tal cargo pode fazer, de fato, aquilo que prometeu”, chamou a atenção.

Na sequência, Kremer ainda falou do Estatuto da Criança e do Adolescente e apresentou um breve histórico e a relação entre direitos e deveres das crianças e adolescentes no momento atual. Após, explicou a Lei do Bullying, as ações preventivas dentro de uma cultura de paz, a questão da empatia reportada na Lei e as consequências para a vítima e agressor.

A coordenadora do Grupo de Trabalho da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), Ellen Martins, ressaltou a importância de analisarmos a viabilidade das propostas feitas pelos candidatos, bem como a de acessarmos sites de órgãos oficiais e entidades idôneas: “Devemos evitar as fake news, estudando as propostas dos candidatos a partir de meios de comunicação oficiais" falou.

O encontro foi concluído com perguntas dos alunos, em que os palestrantes se revezaram nas respostas o que revelou ser um momento interativo e participativo e também muito rico para todos.

O que é o OAB Vai à Escola?

Crianças empoderadas, qualificadas, cientes do seu papel social e protagonistas da sua própria história. Essa é a ideia do projeto da OAB Vai à Escola, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a ONG Parceiros Voluntários. O projeto, que vai levar debates de interesse social à rede educacional, vai atingir cerca de 950 mil estudantes em 2545 escolas de todo o Estado.

O Projeto OAB vai à Escola visa, através de ações de cidadania das Comissões de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS; da Criança e Adolescente (CECA); e da Mulher Advogada (CMA), a informar os professores, alunos, pais e a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, conforme o interesse da escola, que escolhe o assunto e o formato (palestra, debates ou rodas de conversa).

Na edição de 2018, o programa tem o reforço da ONG Parceiros Voluntários, para a implantação do programa Valores na Educação dentro do projeto OAB vai à Escola. Os programas atuarão em conjunto com as escolas do Rio Grande do Sul, por meio do Ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, projeto da Parceiros Voluntários que visa a estimular, em crianças e jovens, a prática da responsabilidade individual, promovendo o protagonismo infanto-juvenil, integrando a comunidade escolar através de ações sociais.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, já atuou no projeto, visitando escolas para falar sobre cidadania. “O papel de nossa entidade é, além de olhar para a advocacia, de também se preocupar com a cidadania. Somos mais de 60 comissões e 106 subseções. Iremos atuar em conjunto, engajados, e abrangendo todo o Estado. Acreditamos que a união faz a força”, destacou o dirigente. “Essa parceria reforça a nossa causa, contribuindo para o nosso espírito de luta por causas cidadãs”, ratificou.

O presidente da Ordem ainda antecipou que um dos temas a ser discutido nas escolas será o do Vote Consciente, campanha que está sendo preparada para as próximas eleições: “Pretendemos conscientizar e levar informação à população sobre a importância de sua escolha, o que refletirá num país melhor”, reiterou.

01/10/2018 11:09

VI Colégio de Presidentes: confira as deliberações da Carta de Agudo/Santa Maria

28.09.2018

Sistema eproc avança na Justiça Estadual e será implementado na comarca de Marau