Home / Noticias / 27.07.2022 12:45

OAB/RS garante ampliação de atendimento nos postos avançados do INSS exclusivos para a advocacia

27/07/2022 12:45

“Ampliação dos horários de atendimento e aprofundamento dos serviços disponibilizados para a advocacia são efeitos imediatos deste ato”, saudou o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, ao assinar a conquista para o aprimoramento dos postos avançados do INSS destinados exclusivamente para a advocacia.

O ato ocorreu nesta terça-feira (26) na sede da Ordem gaúcha. Além de Lamachia, foi assinado também pelo gerente executivo do INSS, Eduardo Basso, bem como pelo presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS, Tiago Kidricki, e pela chefe do Serviço de Gerenciamento e Atendimento do INSS, Daniela Leão.

Três esferas de melhorias

A conquista alcança três pontos: a ampliação dos horários em que o INSS irá atender a advocacia, possibilitando mais opções para o profissional; a retirada da restrição ao mérito do atendimento, já que será realizado o mesmo serviço na unidade do OAB Cubo que é feito em uma agência do INSS; e a viabilidade da consulta ocorrer de forma virtual, de acordo com a preferência do advogado e da advogada.

Inclusive, os advogados e as advogadas já podem realizar o agendamento com o horário de atendimento ampliado. Para isso, basta acessar o site da OAB/RS, ir em “agendamento on-line”, escolher o município e a unidade de preferência e selecionar data e hora disponível. A marcação pode ser feita pelo computador, tablet ou aparelho celular.

Concretização de um projeto

Lamachia enfatizou a concretização do projeto, o que julgou ser de suma importância e necessidade para a classe gaúcha. “Dar essa opção para a advocacia é o que temos batalhado e defendido. E possibilitar aos advogados e às advogadas uma maior facilidade na representação de seus clientes, certamente, resultará em uma entrega de serviço ainda melhor”, enfatizou.

Kidricki, que atuou juntamente do presidente Lamachia para oportunizar a construção do Plano de Trabalho, também comemorou a conclusão da etapa, destacando que trará um retorno positivo para a advocacia. “Hoje nós demos um salto, pois concretizamos algo que está sendo trabalhado há bastante tempo. Afinal, não havia outro caminho que não o de trabalhar para ampliar o tempo de atendimento e proporcionar o aprofundamento dos serviços. Certamente, em um futuro próximo, a advocacia e a cidadania estarão colhendo os frutos desse acordo”, disse.

Para Eduardo Basso, além de oportunizar uma melhor eficácia dos serviços, já que será utilizada a estrutura da Ordem gaúcha para isso, a parceria tornará possível cumprir um objetivo institucional do INSS: chegar ainda mais perto do cidadão. “Entendemos que essa união entre OAB/RS e INSS, com a assinatura deste Termo de Cooperação Técnica, permitirá uma aproximação do cidadão ao serviço público, resultando em mais cidadania para a nossa sociedade”, pontuou.

27/07/2022 12:45

Presidente da OAB/RS realiza posse solene na subseção de Tramandaí

27.07.2022

CIR realiza IV Seminário Tereza de Benguela e aborda o tema Mulheres Negras na Educação