Obra de Ruy Cirne Lima é destacada durante Encontro de Direito e Literatura
15/08/2015 01:51
A presidente do Iargs, conselheira seccional Sulamita Santos Cabral, mencionou que foi aluna do professor.
O Encontro de Direito e Literatura, promovido pela OAB/RS e o Instituto de Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs), abordou a obra do professor Ruy Cirne Lima, na noite de quinta-feira (13), na sede da seccional.
Presente no evento, representando o presidente Marcelo Bertoluci, o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier, deu as boas-vindas. “Estamos aqui em mais uma atividade do centro cultural do Iargs e OAB”, afirmou. “Nós, advogados e a sociedade pós-moderna, vivemos hoje um aceleramento de informações e, às vezes, esquecemos do passado”, contou. “Por isso, a importância desse encontro: lembrar daquelas pessoas que contribuíram para que o Direito tomasse seu rumo certo e seus verdadeiros objetivos, e ensina-lo, assim, da melhor forma. Ruy Cirne Lima foi um desses grandes juristas”, falou.
A presidente do Iargs, conselheira seccional Sulamita Santos Cabral, mencionou que foi aluna do professor. “Um grande diretor da Faculdade de Direito da Ufrgs, que além de professor, também foi ministro da fazenda, e também presidente do Iargs, em 1946”, lembrou. “Foi uma pessoa que teve uma vida muito significativa e influenciou muito na vida e no destino do nosso RS”, disse.
Entre os comentadores do evento estavam Jorge Luis Borges Germano da Silva e Luiz Osvaldo Leite, e para fazer considerações de um leitor, Eduardo Cirne Lima. “Os artigos de Cine Lima, publicados no Correio do Povo, me impressionavam pela erudição dele, além de homem sensível, escritor de poesias”, declarou Germano.
O palestrante Paulo Alberto Pasqualini relatou que Lima era intelectual, conhecia diversos idiomas, e contou sobre seu histórico de estudo. “É uma figura destacada no pensamento, um filósofo e intelectual”, informou.
Também estavam presentes no evento, a coordenadora do Núcleo de Debates entre Direito e Literatura da OAB/RS e do Iargs, Helena Conti Raya Ibánez; o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Estado do e membro do Núcleo de Debates de Direito e Literatura, Silvino Joaquim Lopes Neto; e o procurador de justiça e presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Miguel do Espírito Santo.
Ruy Cirne Lima
Ruy Cirne Lima (Porto Alegre, 23 de dezembro de 1908 - Porto Alegre, 30 de junho de 1984) foi um advogado, professor e jurista brasileiro. Formou-se na Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1928, da qual foi posteriormente diretor de 1967 a 1971 e onde lecionou por 42 anos, várias disciplinas, entre elas Direito Internacional Privado, Direito Público Internacional, Direito Romano, Direito Administrativo e Ciência da Administração. Foi secretário da Fazenda, no governo de Ildo Meneghetti, de 1964 a 1965, por duas vezes foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, quando foi criada a Faculdade Católica de Medicina e presidiu o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.
Caroline Tatsch
Jornalista
15/08/2015 01:51