Home / Noticias / 23.11.2015 11:07

Oito fatos que movimentaram a semana na OAB/RS

23/11/2015 11:07

Veja a íntegra das matérias dos principais fatos da Ordem gaúcha na última semana.

Para a presidência da entidade foi eleito o advogado Ricardo Ferreira Breier para o triênio 2016/2018. O candidato da situação (Chapa 1 – OAB Mais) venceu o pleito com 80% dos votos válidos contra 20% do candidato da oposição (Chapa 3 – Muda OAB/RS), Paulo Peretti Torelly. No pleito, Claudio Lamachia, ex-presidente da OAB/RS e atual vice-presidente nacional da OAB também foi eleito conselheiro federal. Com sua eleição pela chapa de Breier, a candidatura de Lamachia à presidência do Conselho Federal da OAB fica viabilizada. As novas gestões na OAB/RS começarão em 1º de janeiro de 2016, estendendo-se até 31 de dezembro de 2018. Breier vai suceder o atual presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, que foi eleito conselheiro federal da entidade.

Na última semana, o pleito da OAB/RS sobre a disponibilidade de advogados encaminharem áudios de voz e imagem quando da impetração de habeas corpus foi acatado pelo Comitê Gestor do Processo Eletrônico do Tribunal de Justiça. O requerimento, feito pelo membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/RS (CAJ) e representante da Comissão Mista de 2° Grau do TJ/RS, Luciano Feldmann, permite a anexação de arquivos de áudio no processo eletrônico, recurso de importância para os advogados, especialmente na instrução dos habeas corpus, tendo em vista que o registro das audiências tem sido feito por meio de gravação.

Além disso, a Lei do Direito de Resposta foi questionada pela OAB junto ao STF. Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.415), a entidade está contestando o artigo 10º da Lei nº 13.188/2015, que estabelece que recursos contra o direito de resposta determinado pela Justiça precisam ser concedidos por órgão colegiado.

Confira:

Ricardo Breier é eleito presidente da OAB/RS com 80% dos votos válidos

Eleições 2015: Comissão Eleitoral da OAB/RS proclama resultados oficiais da seccional e das subseções

Procuradoria de Defesa das Prerrogativas atende 20 mil casos em três anos

Pleito da OAB/RS garante anexação de arquivos de áudio e imagem nos habeas corpus eletrônicos

Lei do Direito de Resposta é questionada pela OAB no STF

Curso Novo Código de Processo Civil da ESA capacita dois mil participantes em cinco meses

OAB exige celeridade e independência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Mês da Consciência Negra: Subcomissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/RS completa um ano

23/11/2015 11:07

Ocupação Lanceiros Negros recebe visita da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/RS

20.11.2015