Home / Noticias / 15.02.2016 12:32

Oito fatos que movimentaram a semana na OAB/RS

15/02/2016 12:32

Os últimos sete dias foram marcados pelo fortalecimento das prerrogativas dos advogados e pela a repercussão dos primeiros atos do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

A última semana foi marcada pelo fortalecimento das prerrogativas dos advogados. No âmbito nacional, a OAB editou resolução que disciplina o funcionamento do Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, que tem por objetivo promover a atuação integrada entre Conselho Federal, seccionais e subseções em ações para prevenir e combater violações ao livre exercício profissional da classe.

A resolução conta com três importantes iniciativas da OAB/RS: a Caravana das Prerrogativas, o Curso de Formação da CDAP e a criação de repositório sobre prerrogativas nas páginas das seccionais. Outra iniciativa é a Cartilha de Prerrogativas do Advogado, documento que reúne informações sobre os direitos relativos ao exercício da profissão, que também está disponível para leitura e download gratuito.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, teve artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, em defesa do Quinto Constitucional da advocacia nos tribunais como resposta ao presidente da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros. Com relação à nova gestão do CFOAB, a imprensa também repercutiu os primeiros atos de Lamachia frente à presidência nacional da OAB, tais como o pedido de afastamento de Eduardo Cunha do cargo de presidente da Câmara dos Deputados e a luta contra a recriação da CPMF.

Há menos de um mês da entrada em vigor do novo CPC, a OAB/RS ouviu os advogados sobre a sua avaliação do livro do Novo CPC Anotado. Também pensando na capacitação dos profissionais, a Escola Superior de Advocacia (ESA) realiza o Curso de Verão sobre o Novo CPC, que já está com vagas esgotadas na modalidade presencial, mas segue com as inscrições para o sistema ESA EaD.

Lamachia convida advogados gaúchos para posse solene da diretoria do CFOAB

Cursos de Verão da ESA: Novo CPC com inscrições esgotadas na modalidade presencial

Artigo do presidente nacional da OAB: O arejamento do Judiciário

OAB edita resolução para Sistema Nacional de Defesa das Prerrogativas

O que os advogados dizem sobre o livro Novo CPC Anotado?

Imprensa repercute primeiros atos de Lamachia frente à presidência nacional da OAB

Advogado, veja a Cartilha de Prerrogativas e responda ao questionário

Após pleito da OAB, MEC extingue curso técnico jurídico

15/02/2016 12:32