Home / Noticias / 14.03.2013 20:38

Ordem gaúcha participa da inauguração do prédio administrativo do TRT4

14/03/2013 20:38

No discurso, a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, destacou a funcionalidade, beleza, sobriedade e respeito ao meio ambiente do edifício, que foi construído junto ao prédio-sede do Tribunal, na Avenida Praia de Belas, 1.100, em Porto Alegre.

Designada pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou, na tarde desta quinta-feira (14), da solenidade de inauguração do prédio administrativo do TRT4. O edifício foi construído junto ao prédio-sede, na Avenida Praia de Belas, 1.100, em Porto Alegre.

O evento, que contou com os discursos de Maria Cristina e da presidente do TRT4, desembargadora Maria Helena Mallmann, teve as presenças do presidente do TJRS, desembargador Marcelo Bandeira Pereira; a presidente do TRF4, desembargadora Marga Tessler; o procurador-chefe do MPT4, Ivan Sérgio Camargo dos Santos; o diretor da Escola Judicial do TRT4, desembargador Denis Marcelo de Lima Molarinho, e os ex-presidentes do TRT4, desembargadores Fabiano de Castilhos Bertolucci, João Ghisleni Filho e Carlos Alberto Robinson.

Em sua fala, Maria Cristina destacou a importância da obra, não só para os que utilizam a Justiça do Trabalho, como advogados, servidores e magistrados, mas para os cidadãos. "Essa construção é um exemplo de funcionalidade, beleza, sobriedade e respeito ao meio ambiente. Esse prédio é uma demonstração que o dinheiro público pode ser sempre bem aplicado desde que os gestores públicos sejam sérios,responsáveis e cumpram os ditamos legais. Essa administração do TRT4 e todos que participaram deste projeto estão de parabéns", declarou a secretária-geral adjunta da OAB/RS.

Após, a presidente do TRT4 ressaltou que o prédio tem como principal característica o consumo inteligente e econômico de energia. "A pele de vidro, nome da cobertura utilizada em todo o exterior da estrutura, permite a passagem da luz e, ao mesmo tempo, serve como isolante térmico, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e de condicionamento do ar. É importante esse momento para possibilitar que a Justiça do Trabalho continue avançando, gradativa e qualitativamente na consolidação de seus processos internos de administração em benefício da sociedade e da democracia", afirmou.

Também acompanharam o evento a presidente e corregedora do TRT10, desembargadora Elaine Machado Vasconcelos; a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Dornelles; o presidente da Satergs, conselheiro seccional Gustavo Juchem; o presidente da Amatra4, Daniel Souza de Nonohay; e a juíza-diretora do Foro Trabalhista de Porto Alegre, Maria Silvana Rotta Tedesco; entre outras autoridades.

Instalações

O prédio, de oito andares, abriga os setores administrativos do TRT4. A mudança das áreas para o novo espaço iniciou em janeiro. O edifício também sediará, no térreo, o restaurante e os postos bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Assim, o prédio-sede ficará destinado especialmente às áreas ligadas à atividade jurisdicional, como os gabinetes dos desembargadores, as salas de sessões, as secretarias das Turmas, do Tribunal Pleno e das Seções Especializadas, dentre outras. Inaugurado em 1984, o prédio-sede já não suportava o número atual de servidores, que aumentou significativamente ao longo dos anos, acompanhando o crescimento da instituição. Além disso, com a recente ampliação do quadro de desembargadores do Tribunal, de 36 para 48 integrantes, houve necessidade de mais espaço físico para gabinetes, Turmas e salas de sessões.

O evento também marcou a inauguração oficial do Plenário do TRT4. Primeiro ambiente a ficar pronto no prédio administrativo, o espaço sediou sua primeira sessão em 26 de março de 2012. Conta com 1.100 metros quadrados de área, moderna infraestrutura, e capacidade para 470 pessoas.

Confira os setores do Prédio Administrativo do TRT4:

- 8º andar: Diretoria-Geral e Secretaria de Orçamento e Finanças.
- 7º andar: Secretaria de Gestão de Pessoas (setores diversos).
- 6º andar: Secretaria de Administração, Coordenadoria de Licitações e Contratos, e - Secretaria de Gestão de Pessoas (setores diversos).
- 5º andar: Coordenadoria de Planejamento, Seção de Cálculos de Trabalhistas, Secretaria de Manutenção e Projetos, Coordenadoria de Manutenção e Instalações Prediais e Coordenadoria de Projetos e Execução de Obras.
- 4º andar: Coordenadoria de Material e Logística, Coordenadoria de Contabilidade, Secretaria de Apoio Administrativo, Seção de Telefonia e Coordenadoria de Segurança Institucional.
- 3º andar: Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Coordenadoria de Planejamento e Projetos e Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas.
- 2º andar: Coordenadoria de Atendimento aos Usuários e Coordenadoria de Infraestrutura Tecnológica.
- Térreo: Postos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e Restaurante.
Subsolo: estacionamento (privativo)

Da redação da Comunicação Social da OAB/RS com informações do TRT4

Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759