Ordem gaúcha vistoria obras do novo Foro Cível de Porto Alegre
08/10/2012 21:20
No 6º andar do prédio está localizada a Sala da OAB/RS, que conta com 85m², metragem bem superior à prevista em resolução do CNJ. Um antigo pleito da entidade também será implantado: o sistema de protocolo drive-thru.
A Ordem gaúcha realizou vistoria nas obras do novo Foro Cível de Porto Alegre na tarde desta segunda-feira (08). Foram visitadas diversas áreas, entre as quais a Sala da OAB/RS, do futuro drive-thru e do estacionamento.
Estavam presentes o presidente da entidade, Claudio Lamachia; o coordenador dos Foros da Capital, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin; o juiz-diretor da Comarca de Porto Alegre, Carlos Martinewski; o chefe de gabinete da presidência da seccional, Julio Cezar Caspani; e a arquiteta da OAB/RS Ana Tomkowski; o engenheiro do TJRS, Jean Clair Oses; além de profissionais do Departamento Arquitetura e Manutenção do TJRS.
Situado no bairro Praia de Belas, entre as Ruas Manoelito de Ornellas, Dolores Alcaraz Caldas e as Avenidas Ipiranga e Edvaldo Pereira Paiva, o prédio conta com 22 andares, além do subsolo, num total de 85 mil m². Seis andares em anexo são exclusivos para estacionamento com capacidade para 829 vagas. A expectativa é de que toda obra seja concluída em dezembro e inaugurada até abril de 2013.
No local funcionarão 41 Varas Cíveis. Já nos primeiros pavimentos estarão localizados serviços de protocolo, informações, certidões e alvarás, central de correspondências, telefonia, Sala da OAB/RS, central de cópias, contadoria, distribuição e oficiais de Justiça. Haverá também um auditório público com acesso alternativo e independente, restaurante, lancheria, posto de correios e bancário. Além disso, todas as Varas terão uma sala privativa e exclusiva dos advogados. O espaço servirá para manusear processos e conversar rapidamente com clientes.
Sala da OAB/RS
A Sala da OAB/RS está localizada no 6º andar. Voltado para o Guaíba, o espaço tem 85m², visando à maior comodidade aos advogados e estagiários que frequentam o local. "Após dialogarmos com o TJRS, garantimos uma sala com metragem superior à prevista em resolução do CNJ que trata sobre a sala da Ordem nos Foros", afirmou Martin.
Lamachia ressaltou que a entidade manterá seu espaço no atual Foro Central, que será voltado apenas para a área criminal, assim que o novo Foro Cível estiver concluído: "A sala terá mobiliário novo, computadores com acesso à internet, fotocopiadoras, e outros serviços. Nosso objetivo é prestar serviços aos advogados em todos os locais onde eles exerçam sua atividade e representem o cidadão".
Drive-thru
Entre as novidades do novo Foro será a implantação de um pleito antigo da Ordem gaúcha: o drive-thru com protocolo integrado. Com entrada pela Rua Manoelito de Ornellas, o advogado poderá entregar processos e petições sem descer do carro.
"O sistema vai colaborar para agilizar e facilitar a rotina de trabalho dos advogados. Com a implementação do drive-trhu, os profissionais não precisarão descer dos carros para protocolo, como já acontece nas Justiças Federal e do Trabalho da Capital. Isso vai reduzir o fluxo de pessoas no novo Foro", destacou Lamachia.
08/10/2012 21:20