Home / Noticias / 21.02.2014 20:38

Ordem gaúcha realizará evento sobre a Ditadura em março

21/02/2014 20:38

Na tarde desta sexta-feira (21), o Conselho Pleno da OAB/RS realizou a primeira sessão ordinária de 2014. Ao iniciar os trabalhos, o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, e os conselheiros seccionais homenagearam o ex-presidente da Ordem gaúcha Justino Vasconcellos, que faleceu no último dia 12, fazendo um minuto de silêncio seguido por uma salva de palmas.

Em seguida, a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, apresentou a programação do Seminário “Lembrar para não repetir”, organizado pelo grupo de trabalho da OAB/RS para promoção de ações sobre a Ditadura no país. Coordenado por Maria Cristina, o GT é composto pela conselheira federal Cléa Maria Carpi da Rocha; e pelos conselheiros seccionais Paulo Cesar Garcia Rosado, Rodrigo Puggina (coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos), e José Horácio de Oliveira Gattiboni.

Serão realizadas uma palestra e uma audiência pública com a participação de advogados que foram perseguidos durante o regime militar, e debatidas a posição e a atuação da OAB neste período da história recente do País. O filme “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camillo Tavares, documentário brasileiro sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação do Golpe Estado de 64, será exibido. Também ocorrerá uma homenagem a Justino Vasconcellos, que presidiu a seccional gaúcha por dois períodos durante a Ditadura Militar, quando, entre os inúmeros atos praticados por ele em favor da cidadania, dos direitos humanos e da advocacia, conseguiu libertar advogados presos no Uruguai, na Argentina e em São Paulo.

A OAB/RS também integra um grupo de trabalho formado por representantes da Comissão de Direitos Humanos da PGE/RS; Sindicato dos Jornalistas; Secretaria Municipal de Direitos Humanos; PUC-RS; CTB; Polícia Civil; Comitê Popular Verdade e Justiça e da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que irá preparar eventos sobre o cinquentenário do Golpe Militar de 1964, promovendo atividades acadêmicas, políticas e culturais.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

21/02/2014 20:38

Presidente da OAB/RS determina suspensão cautelar de advogado