Ordem gaúcha reúne seu Conselho Seccional
19/06/2009 17:15
Antes do início dos julgamentos dos processos ético-disciplinares, dirigentes e conselheiros manifestaram-se sobre assuntos de interesse da advocacia e da entidade.
O Conselho Seccional da OAB/RS realizou, nesta sexta-feira (19), sessão na nova sede da Ordem gaúcha com a presença de conselheiros estaduais e federais.
Participaram da mesa o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta Maria Helena Dornelles; o ex-presidente e conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon; e o presidente da CAA/RS, Arnaldo de Araújo Guimarães. O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, não estava presente, pois está participando o Colégio de Presidentes de Seccionais, em Maceió (AL).
Antes do início dos julgamentos dos processos ético-disciplinares, dirigentes e conselheiros manifestaram-se sobre assuntos de interesse da advocacia e da entidade. Também foi aprovada, por unanimidade, a ata da última sessão.
Na ocasião, o presidente da CAA/RS distribuiu aos presentes as primeiras obras impressas pela Editora da Caixa dos Advogados da OAB/RS, com, a seguintes especialidades: Penal e Processo Penal, Civil e Processo Civil e CLT.
Levenzon lembrou, ainda, a participação da OAB/RS na Marcha contra o Calote dos Precatórios, em Brasília e a defesa da cidadania. “É uma medida que desmoraliza o Judiciário. Necessitamos de um grande empenho para alterar esse projeto. É um processo de corrosão entre a relação do Estado x Cidadania. É tema de interesse social enorme”, afirmou.
Sobre o projeto de revisão da tabela de honorários, a conselheira seccional Rosângela Maria Herzer dos Santos destacou que Lamachia solicitou que fosse retirada de pauta a discussão a respeito do tema para que o material fosse repassado a todos os advogados do estado. “Vamos agregar sugestões dos colegas ao projeto. É necessário que a tabela de honorários seja aplicada, usada efetivamente pela classe”, ressaltou Rosângela.
O conselheiro seccional Carlos Henrique Klaser Filho salientou aos conselheiros que está ocorrendo um problema em relação a não participação de pelo menos um representante do Quinto Constitucional nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Cíveis. Designado por Maciel, Klaser formará uma comissão para debater que buscará solucionar a questão.
19/06/2009 17:15