Outubro Rosa: conscientização e cuidado com a vida da mulher
24/10/2022 17:41
Internacionalmente, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres. Em vista disso, é promovido o movimento Outubro Rosa. Neste período é celebrado o fortalecimento da conscientização e o cuidado com a saúde feminina. A Ordem gaúcha, através da sua Comissão da Mulher Advogada (CMA), associa-se ao movimento para auxiliar na conscientização e prevenção da doença.
Para o ano de 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimou a incidência de 43,74 casos a cada 100 mil brasileiras, com destaque nas regiões Sul e Sudeste. Além dos fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença, o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Comissão da Mulher Advogada em ação
Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Márcia Schwantes, o Outubro Rosa é uma oportunidade de conquistar o diagnóstico precoce e um tratamento efetivo para a doença. “Além do debate na reunião ordinária da Comissão, promovemos o alerta para que todas as mulheres tenham o conhecimento necessário sobre o câncer de mama e realizem seus exames.”
Previna-se
Enquanto alguns casos de câncer de mama possuem rápido desenvolvimento, outros crescem lentamente. Para identificar o tumor, a mulher poderá perceber o caroço (nódulo), pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido no bico do seio.
Em caso de sintomas, um profissional deverá ser consultado. E, neste ano, a Caixa de Assistência do Advogados (CAA/RS) está subsidiando parte do custo do exame de mamografia, que pode ser realizado por advogadas, estagiárias e dependentes pela campanha Previne Rosa 2022.
24/10/2022 17:41