CDSG realizou evento sobre “A Violência Doméstica e a População LGBTI+”
24/10/2022 18:52
Na quinta-feira (20), a Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG), realizou o evento “Violência Doméstica e a População LGBTI+”. Conforme apontou a CDSG, os índices de violência praticados contra a população LGBTI+ são altos. Os palestrantes apontaram que o maior número de casos de violência contra a população LGBTI+ ocorre no próprio âmbito doméstico e familiar, sendo o principal vínculo o de parceiro íntimo e a natureza de violência mais frequente a física.
A presidente da comissão, Gabriela Lorenzet, realizou a abertura do evento falando sobre a importância do debate. “É muito importante que a OAB/RS realize eventos dessa natureza. É um assunto que precisa ser falado, assim, damos mais um passo contra o preconceito”, afirmou.
Ao longo da noite, a palestra foi realizada pelo juiz de direito titular da 2ª Vara Judicial da Comarca de Dom Pedrito e membro da Diretoria Cultural da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS, Diego Locatelli. O palestrante destacou a necessidade de abordar o tema. “Não podemos deixar os outros falarem por nós, sei que estamos cansados de falar. Pessoas trans estão cansadas de falar sobre transfobia, os homossexuais estão cansados de falar sobre homofobia, o negro está cansado de falar sobre racismo. Mas se a gente não falar, os outros não vão falar pela gente”, disse.
Para finalizar o evento, o público tirou dúvidas e compartilhou suas experiências.
Presenças
Além da presidente da CDSG, Gabriela Lorenzet, também estiveram presentes na mesa de abertura o vice-presidente da CDSG, Fabrício Marquezin Covcecich; o conselheiro estadual da OAB/RS e ex-presidente da CDSG, Leonardo Vaz; o membro e coordenador do GT do projeto Diversidade em Movimento da CDSG, Alberto Barreto Goerch. A mediação do evento foi realizada pelo membro da CDSG, Vagner Oliveira.
24/10/2022 18:52