Home / Noticias / 24.10.2022 19:27

Elevação de entrância e terceira vara judicial: Lamachia acompanha subseção de Marau em reunião na CGJ

24/10/2022 19:27

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, juntamente com o presidente da subseção de Marau, Rafael Francisco Pastre, liderou, na segunda-feira (24), uma comitiva da subseção em reunião na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Em pauta, estiveram dois assuntos: a elevação de entrância da comarca local, de inicial para intermediária, e a criação de uma terceira vara judicial.

Iniciando sua manifestação, Lamachia destacou o suporte da Ordem gaúcha ao pleito da subseção. “Venho aqui para demonstrar o nosso apoio integral a essas duas demandas. Temos uma grande comitiva aqui, o que mostra que esses pleitos não são apenas da advocacia, mas de toda a sociedade civil”, disse, lembrando o respaldo que a Ordem vem dando a todas as subseções que buscam melhorias na prestação jurisdicional em suas comarcas junto à CGJ.

Em sua fala, o presidente da subseção de Marau destacou a mobilização da advocacia e da sociedade civil local. “Viemos aqui pelas nossas duas demandas, junto com toda a comunidade. Entendemos que a comarca preenche todos requisitos necessários para que os pleitos sejam alcançados, beneficiando de forma direta a nossa comunidade”, comentou Rafael.

Além de Marau, a comarca inclui os municípios de Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Gentil e Nicolau Vergueiro.

Encaminhamentos

Ao ouvir as demandas da advocacia, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, disse que os assuntos já estão sendo estudados. “A elevação de entrância está muito bem encaminhada para uma definição. Sobre a criação da terceira vara, vamos examinar a necessidade de tal ato, principalmente em razão da nova dinâmica que o Judiciário terá a partir do próximo ano, onde a digitalização já estará concluída”, pontuou.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário-geral da subseção de Marau, Rafael Landin; a tesoureira da subseção de Marau, Damiane Marques de Farias; os ex-presidentes da subseção de Marau Vitor Ugo Oltramari e Jair Poleto Lopes; os conselheiros estaduais da OAB/RS, Gustavo Victorino e Armando Perin; o juiz corregedor Antônio Carlos Tavares; o subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais do MPRS, Júlio César de Melo; o prefeito de Marau, Iura Kurtz; o prefeito de Vila Maria, Maico Serafini Beto; e o presidente da Câmara de Vereadores de Marau, João Vagner da Rosa Daré; entre outras autoridades, como vereadores, assessores parlamentares e dirigentes de classe.

24/10/2022 19:27

CDSG realizou evento sobre “A Violência Doméstica e a População LGBTI+”

24.10.2022

CSS promoverá 10ª Reunião do Laboratório do Processo Administrativo