Home / Noticias / 03.08.2010 14:02

Pagamento em dia das anuidades proporcionará fortalecimento financeiro da OAB/RS

03/08/2010 14:02

Por meio das contribuições, além de obter benefícios, advocacia colabora para saneamento das contas da entidade.

O pagamento em dia das anuidades proporcionará o fortalecimento financeiro da OAB/RS – a entidade é ré em duas ações, ambas em fase de execução, que somam cerca de R$ 8 milhões. A primeira delas trata de uma quebra de contrato, em 1985, com a empresa que fornecia o serviço de notas de expediente para os advogados. A segunda é de natureza trabalhista, protocolada em 2001 pelo sindicato dos funcionários da entidade, que tiveram direitos subtraídos de forma unilateral.

Conforme o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, a entidade depende única e exclusivamente de seus associados, sendo as anuidades fundamentais para o a manutenção dos serviços e o pagamento das dívidas provocadas pelas ações, cujas fases de execução se deram recentemente, impedindo que fossem incluídas no planejamento orçamentário do triênio anterior.

“Ao mesmo tempo em que destacamos a importância do pagamento em dia das anuidades, é importante lembrar que as mesmas não apenas não foram reajustadas como foram reduzidas”, explica, salientando que um aumento representaria uma dificuldade considerável para advogados e escritórios.

O dirigente explica ainda que, durante o triênio 2007/2009, o passivo da instituição foi reduzido em 38,41%, ou seja, foi pago o valor de R$ 11.523.093,74 (onze milhões, quinhentos e vinte e três mil, noventa e três reais e setenta e quatro centavos).

Além da revisão de contratos que oneravam a entidade com gastos mais altos do que os necessários, Lamachia aponta a profissionalização da seccional como um todo e a transparência dos gastos como fatores que colaboraram para que a Ordem gaúcha passasse a ter um planejamento orçamentário a curto, médio e longo prazo.

03/08/2010 14:02

OAB/RS recebe projeto final de revitalização da Praça dos Açorianos