Home / Noticias / 26.08.2010 19:59

Palestra sobre as políticas de mediação no Brasil encerra eventos do Mês do Advogado

26/08/2010 19:59

Foto: Rodney Silva - OAB/RS
Segundo os palestrantes, a prática é um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses.

Encerrando os eventos alusivos ao Mês do Advogado, a Ordem gaúcha, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), realizou a palestra “Panorama das políticas sobre mediação no Brasil e temas atuais sobre a Justiça Restaurativa”. O seminário aconteceu nesta quinta-feira (26), no auditório da Escola Superior da Advocacia, no 8º andar da sede da seccional.

Compuseram a mesa do evento a secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral; o presidente e vice-presidente da CEMPR, Ricardo Dornelles e Nelnie Viale Lorenzoni; e os palestrantes Daniel Achutti, Raffaella Pallamolla e Marcelo Sgarbossa.

Na ocasião, Sulamita destacou que as atividades promovidas no Mês do Advogado contaram com grande participação de operadores do Direito. “Na Capital e no Interior foram realizados eventos em comemoração à data”, afirmou.

Em sua fala, Dornelles ressaltou que a OAB/RS, em parceria com a Secretaria da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, está criando a Casa de Mediação. “O espaço é destinado à comunidade carente, para que possa dialogar e resolver conflitos com orientação jurídica. No local, será oferecido um curso de formação em Técnicas em Mediação e Composição de conflitos”, disse.

Pioneira, a iniciativa da Casa de Mediação havia sido firmada em agosto de 2009, e, logo após, um projeto técnico – exigência do Ministério da Justiça – foi elaborado pela mestre em Economia, Carla Estefânia Albert. A gestão do projeto foi feita pela tesouraria da Ordem gaúcha. A seccional administrará o espaço físico, cujo planejamento já está em andamento pelo corpo técnico da OAB/RS, para a melhor aplicação possível das verbas advindas do Ministério da Justiça.

Logo após, os palestrantes falaram sobre a difusão da mediação no Brasil e a participação de profissionais de diversas áreas, e não somente de advogados. Segundo eles, é um meio alternativo de solução de controvérsias, litígios e impasses, em que um terceiro, neutro/imparcial, intervém entre as partes agindo como um “facilitador”, um catalisador, que, usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências.

Os palestrantes lembraram que o mediador é um profissional treinado, qualificado, que conhece muito bem o universo das negociações e dos negociadores e domina a arte da mediação.

26/08/2010 19:59

OAB/RS estará em Gravataí nesta sexta-feira (27)

26.08.2010

Advogados da subseção de Soledade recebem diretoria da OAB/RS