Home / Noticias / 17.07.2009 17:46

Palestra sobre mediação da OAB/RS atrai público de diferentes áreas profissionais

17/07/2009 17:46

Os painelistas do evento desta sexta-feira (17) foram os renomados advogados de atuação internacional Juan Carlos Vezzulla e Adolfo Braga Neto.

A OAB/RS, por meio da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), debateu práticas de mediação nas áreas penal, comunitária e familiar, nesta sexta-feira (17), no auditório da OAB Serviços. Os palestrantes do evento foram os renomados advogados de atuação internacional Juan Carlos Vezzulla e Adolfo Braga Neto.

Ao abrir o painel, o presidente da CEMPR, Ricardo Dornelles, destacou a presença de profissionais de diferentes áreas, como advogados, engenheiros, arquitetos, jornalistas, professoras, psicólogos, administradores de empresas, assistentes sociais e procuradores de Justiça. “É um tema contemporâneo e que a sociedade está buscando com mais frequência”, afirmou.

Formador de mediadores em países da América Latina, Europa e África, Vezzulla salientou que a mediação se propõe a uma nova cultura, interagindo com um melhor modelo de vida da sociedade, juntamente com o direito a se expressar. “A mediação visa ao tratamento de conflitos, não tendo a pretensão de solucionar os casos por completo”, citou.

Para Vezzulla, a mediação social e técnica tem a finalidade de compor uma comunidade participativa e com capacidade de autogestão. “O mediador não é um facilitador, é um sensibilizador”, enfatizou. No entanto, ele ressaltou a importância do advogado no procedimento, pois este profisisonal seria um tradutor nas relações cotidianas jurisdicionais de mediação.

Advogado, mediador e árbitro de instituições brasileiras e estrangeiras, Braga Neto lembrou o trabalho realizado pela comissão de arbitragem da OAB/SP, da qual é membro, registrando como diferencial na OAB/RS a participação de profissionais de outras áreas nos debates sobre mediação.

Segundo Braga Neto, é necessário disseminar a cultura da mediação no Brasil. “Grande parte dos problemas nem chegariam aos tribunais, no caso do Direito”, afirmou. Ele garantiu que a mediação é um instrumento para ser aplicado em diversos meios profissionais e na comunidade em geral.

A palestra contou com grande público e entre as várias manifestações dos presentes estava o membro do Conselho Regional de Administração do Estado, Fernando Meira, que parabenizou a comissão por trazer dois baluartes da área de mediação para debater o assunto.

17/07/2009 17:46

OAB/RS presente na inauguração de novo prédio do Foro de Lagoa Vermelha