Práticas comunicacionais para a advocacia são abordadas em webinar da CMA e GT Mulheres Visíveis
21/10/2020 14:17
O estudo e aprimoramento das habilidades de comunicação é um caminho que alarga as possibilidades de atuação e agrega no desenvolvimento de competências, em especial, na área jurídica. Diante disso, a Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS (CMA), sob a coordenação do Grupo de Trabalho Mulheres Visíveis, promoveu o webinar “Insights para falar em público: experiências, conhecimento e prática”. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro e contou com a presença de professores especializados em técnicas comunicacionais, que apresentaram os conceitos, erros e acertos na construção dos discursos.
Durante a abertura do evento, a presidente da CMA da OAB/RS, Claudia Sobreiro, destacou a atuação do Mulheres Visíveis no desenvolvimento profissional das advogadas que já participaram dos projetos desenvolvidos pelo GT. “Este Grupo de Trabalho tem nos trazido, desde o ano passado, a proposta de desenvolver as competências das advogadas. Iniciamos esse ano com palestras das nossas integrantes e estamos, agora, seguindo na nossa tentativa e firme propósito de maior capacitação da advocacia. Junto a isso, a pandemia está trazendo muitas alterações na forma de advogar. Se antes nós não podíamos transmitir uma ideia errada, hoje, nos ‘ritmos’ virtuais, isso é ainda mais difícil. Então, mais do que nunca, precisamos ter firmeza e clareza em nossa comunicação”, salientou. A coordenadora do GT Mulheres Visíveis, Maximília de Paula, agradeceu o apoio ao GT. “Só tenho a agradecer à CMA e a nossa instituição que traz a oportunidade de nos proporcionar momentos como esse e realizar eventos para agregar à visibilidade das mulheres advogadas.”
Bloqueios na comunicação
O convidado da primeira noite de evento foi Ronaldo Laux, professor, Mestre em Direito do Estado pela USP, hipnoterapeuta, Master e Trainer em Programação Neurolinguística (PNL). Laux atua em consultorias e treinamentos corporativos no desenvolvimento de lideranças, especialmente em estratégias de comunicação e oratória. Durante a palestra, intitulada “Os bloqueios de comunicação que impedem o sucesso na advocacia”, trouxe à compreensão do público conceitos e questões pertinentes ao que pode gerar problemas no processo de comunicação. Para o palestrante, comunicação é a principal ferramenta de advogados e advogadas. “Mas, primeiro, precisamos entender o que é sucesso na advocacia para entender o que são esses bloqueios comunicacionais e vermos as soluções”, iniciou.
Apresentando exemplos de ex-alunos, o professor definiu o sucesso na advocacia em dois tópicos basilares: resultado para o cliente e relacionamento. “O cliente precisa ver o advogado como ‘aquele que fez o máximo para me trazer um bom resultado’. Resultado é aquilo que você pode dar ao seu cliente a partir da sua competência técnica. E, com isso, esse cliente te perceba a ponto de lhe recomendar para outro possível cliente. Logo, temos o relacionamento; este é 100% comunicação”.
Conforme explicou Laux, o bloqueio comunicacional está presente em diferentes contextos no cotidiano do profissional e a sua existência se dá, entre outros motivos, pela dificuldade em ouvir, compreender e conduzir o relacionamento com o cliente, e por receio a julgamentos posteriores e insegurança nas atitudes. “No fundo, a verdade é que ninguém quer ‘passar vergonha’”, disse. Um dos pontos chaves apontados pelo professor para a resolução desses problemas é a inteligência emocional. Para desenvolvê-la, é preciso aliar corpo e mente, com exercícios de respiração e a prática da visualização positiva dos desafios, antecipando os erros para encontrar um modo de contornar eventuais situações indesejadas. “Corpo e mente associados ajudam a buscar dentro de você os recursos emocionais que você precisa.”
Insights para a prática
“Como falar de modo a envolver pessoas: dicas práticas e de sucesso” foi o tema central do segundo encontro. A convidada da ocasião foi Cláudia Peruzzato, Consultora Empresarial em Gestão Organizacional e Especialista nas áreas estratégicas de atendimento, apresentação empresarial, vendas e gestão de pessoas, com mais de 20 anos de experiência. No decorrer da sua explanação, indicou formas de se preparar para realizar discursos em público. “Falar em público é uma das atribuições mais importantes de todo profissional. Mas ainda é uma tarefa que inspira medo, e isso pode ser decisivo para o sucesso de muitas pessoas”, salientou a palestrante.
No registro de dados históricos do conceito de oratória, consta que os gregos acreditavam que, para dignificar a natureza humana, todo cidadão deveria aprender não apenas a falar, mas a falar bem. Mas como fazer isto? Peruzzato enfatizou, inicialmente, a importância de ter plena compreensão do assunto o qual será a base da fala proposta; e de atentar à chamada “retórica” que, aliada ao discurso, introduzem a formação de qualquer oratória. “É a técnica ou a arte de convencer o interlocutor através da oratória por meio de gestos, tom de voz, a forma de caminhar, etc. A retórica é o que encanta e prende a atenção das pessoas”, disse.
Seguindo a proposta dos insights, a palestrante apresentou técnicas de abertura para palestras; o que pode ser feito para manter a calma durante a explanação; os tópicos principais para a preparação de uma fala; o cuidado com os vícios de linguagem; a melhor postura diante do público; entre outras orientações que você pode acessar no Youtube, por meio do canal da OAB/RS.
O evento está disponível na íntegra para quem não conseguiu acompanhar ou deseja rever os conteúdos apresentados em ambas as palestras.
21/10/2020 14:17