Presidente da OAB/RS acompanha subseção de Canoas em reunião na CGJ por elevação de entrância da comarca
22/09/2022 19:59
Logo após realizar a reunião na Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do TJRS com a subseção de Lajeado, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, liderou uma grande comitiva dos municípios de Canoas e Nova Santa Rita em encontro com o corregedor-geral, desembargador Giovani Conti, na tarde da quarta-feira (21).
O motivo da reunião ocorrida no Palácio da Justiça era o pedido de elevação de entrância para final na Comarca que abrange os municípios, tema recorrente neste ano durante os encontros da OAB/RS e as subseções com a CGJ.
Audiência
Em sua manifestação, Lamachia reiterou o apoio da Ordem gaúcha ao pleito da subseção, bem como enalteceu a presença da grande comitiva, que contava com cerca de 30 pessoas. “A OAB do Rio Grande do Sul, dá apoio integral a esse pedido que visa uma melhor prestação jurisdicional para a região, seus cidadãos e advogados. Temos aqui uma clara demonstração de união e de força da OAB/RS com a comunidade em prol de um objetivo claro e necessário para a comarca: a elevação de entrância de intermediária para final”, destacou.
A presidente da subseção de Canoas, Ana Mattielo, falou sobre o grande volume de processos da Comarca do município como justificativa para a elevação. “A alteração para a entrância final representará uma valorização da advocacia, com benefícios para toda a sociedade”, disse.
Ao ouvir os argumentos da advocacia e de todos os presentes na audiência e receber uma moção de apoio ao pleito, Conti confirmou que a comarca de Canoas já consta na lista de estudos do TJRS para elevação de entrância. Além disso, o desembargador afirmou que o judiciário gaúcho precisa se modernizar e ter mais comarcas de entrância final, lembrando que, atualmente, são apenas cinco no RS em comparação a outros estados menores e com mais comarcas finais. “Nosso objetivo é, com a aprovação na Assembleia Legislativa do RS, elevar a entrância de diversas comarcas do estado até o final do ano, entre elas a de Canoas”, explicou.
Presenças
Também participaram da reunião: o prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques; o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Amadeo Battistella; o presidente da Ajuris, Cláudio Luís Martinewski, e o vice-presidente administrativo, Cristiano Vilhalba Flores; a juíza-corregedora da região, Nadja Mara Zanella; e o juiz-corregedor Bruno Massing; a diretora do foro do Canoas, Betina Mostardeiro Mühle, os juízes de Canoas, Patrícia Pereira Krebs Tonet, Elisabete Maria Kirschke, Luciane Di Domenico Haas, Jaime Freitasdaa Silva, Vanessa Osanai Kras Borges, Frederico Menegaz Conrado, Diego Leonardo Di Marco Piñeiro, Tiago Tweedie Luiz e Gorete Fátima Marques; os representantes do Ministério Público, Rafael Russomanno Gonçalves, Renata Pinto Lucena, Andrea da Silva Uequed, Giselle Tanara Soares, Débora Rezende Cardoso, Bill Jerônimo Scherer, Júlio César de Melo, Fernando César Sgarbossa; as representantes da Defensoria Pública, Maína Ribeiro Pech e Anna Carolina Meira Ramos; os representantes da Procuradoria do Estado, Aretê dos Santos Vargas e Alexandre Vinagre Barrocas; o procurador-geral de Canoas, Cesar Augustus Collaziol Palma, o procurador-geral de Nova Santa Rita, Jorge Ricardo Pinheiro Mentz; o vereador de Canoas, Cezar Paulo Mossini; a vereadora de Nova Santa Rita, Eda Maria de Ávila Bilhalva; o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jorge Dirceu Abreu Silva Filho; e o diretor da 2ª delegacia regional metropolitana, delegado Mário Francisco de Souza.
22/09/2022 19:59