Home / Noticias / 26.03.2022 11:05

Presidente da OAB/RS destaca conquistas e desafios da instituição na posse da diretoria da subseção de Santa Maria

26/03/2022 11:05

Na noite da sexta-feira (25), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou da cerimônia de posse da diretoria da subseção de Santa Maria para o triênio 2022-2024. A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores de Santa Maria. “Estar perto dos colegas é ponto fundamental do nosso trabalho. Trago o abraço e o reconhecimento da advocacia gaúcha para uma das maiores subseções do nosso estado”, destacou Lamachia durante o evento que empossou a nova presidente Juliane Muller Korb.

Veja mais fotos no Flickr da OAB/RS

Além de Juliane, a diretoria da subseção de Santa Maria tem a seguinte composição: Leonardo Sagrillo Santiago (vice-presidente), Karen de Oliveira Guinot (secretária-geral), Jossimar Manoel dos Santos (secretário-geral adjunto) e Taise Rebelo Dutra Trentin (tesoureira).

Solenidade

O presidente da Ordem gaúcha destacou o simbolismo da cerimônia realizada com grande representatividade da advocacia local, regional e estadual, além da sociedade civil organizada. “Isso comprova o prestígio, o reconhecimento e a responsabilidade que temos ao atuar como dirigentes de Ordem”, frisou Lamachia. Ele salientou ainda as várias conquistas legislativas e intuicionais para a advocacia gaúcha e brasileira que tiveram como protagonista a OAB do Rio Grande do Sul. “Há 15 anos a OAB/RS voltou a trilhar um caminho de êxitos, de respeitabilidade, de força institucional, sendo a voz das advogadas e dos advogados, assim como da cidadania gaúcha”, reforçou.

Já entre as principais pautas da atualidade mencionadas por Lamachia ao longo do discurso, estavam a luta pela valorização dos honorários, as dificuldades da prestação jurisdicional, os 90 anos da Ordem do Rio Grande do Sul, a ampliação do horário de atendimento presencial nos foros, o Plano de Recuperação da Advocacia (PRA) e os riscos da Justiça Virtual. “Não podemos pensar numa Justiça 4.0 quando a sociedade não é nem 2.0. Precisamos entender a realidade do nosso país. A tecnologia traz avanços e não somos contra ela, mas nada pode ser imposto a ponto de trazer prejuízos para a sociedade”, ressaltou.

A presidente empossada, Juliane Muller Korb, destacou a responsabilidade ao assumir o cargo de presidente da subseção de Santa Maria. “O compromisso de honrar cada voto de confiança será mantido até o último segundo deste mandato”, assegurou. A presidente elogiou a caminhada da subseção e de tantas conquistas ao longo do tempo, e reforçou que o trabalho é para seguir avançando e melhorando.

Ela relembrou que, há quase 20 anos, esteve na antiga sede da OAB/RS na Rua da Praia, em Porto Alegre, e ficou impactada negativamente pela estrutura apresentada. Em contrapartida, ela destacou a mudança de rumo da entidade nos últimos 15 anos. “A nossa advocacia também pode se orgulhar da credibilidade e do fortalecimento institucional da OAB/RS. Mais do que sanear as finanças da seccional, trocamos o pagamento de aluguéis pela aquisição de sedes próprias. Isso abriu as portas para a modernização de mais de 270 salas e espaços da OAB no estado”, mencionou.

Ao entregar o cargo, o ex-presidente da subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine Palma da Costa, destacou que a subseção é a caixa de ressonância da advocacia local. Ele lembrou do trabalho coletivo realizado dentro da entidade, que faz a diferença em prol da categoria. “A Ordem santa-mariense é hoje a maior instituição representativa da sociedade civil organizada na região central do estado”, salientou.

O ex-presidente ressaltou a dedicação de tantos colegas que, de forma voluntária, trabalham pela OAB. Ele afirmou que tal engajamento em prol da advocacia e da cidadania torna a Ordem uma entidade especial. “Isto demonstra materialmente aquilo que venho defendendo e propagando: a Ordem dos Advogados do Brasil não é melhor nem pior do que qualquer outra instituição pública ou privada deste país, mas ela é diferente”, afirmou.

Em sua manifestação, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul, Pedro Alfonsin, enalteceu o trabalho realizado em Santa Maria durante a pandemia, levando assistência e suporte para a advocacia mais atingida no período das restrições, bem como destacou a inauguração do novo espaço da CAA/RS na subseção em 2021. “Santa Maria é um exemplo para todo o interior do Rio Grande do Sul no trabalho de assistência para a advocacia”, elogiou. “Aproveito para reforçar que, a pedido do presidente Leonardo Lamachia, não vamos deixar nem um colega para trás em razão do sofrimento da pandemia. Estamos trabalhando com diversos projetos para auxiliar todos os colegas que necessitam do apoio da OAB”, frisou.

Presenças

O prefeito de Santa Maria, o advogado Jorge Pozzobom, prestigiou a solenidade. Entre os dirigentes de Ordem presentes, compareceram os conselheiros estaduais Tiago Kidricki, Ditmar Strahl, Graziela Vanin (diretora administrativa-financeira da ESA); o tesoureiro da CAA/RS, Matheus Torres; o presidente da COOABCred-RS, Jorge Maciel; o diretor de Cursos Não Presenciais da ESA, Jair Pereira Coitinho; a presidente da subseção de Canela/Gramado, Anne Grahl Müller; o presidente da subseção de Agudo, Jonas Marchesan Sartori; a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Bruna Razera; e o vice-presidente da comissão, Marcos Pippi Fraga.

26/03/2022 11:05

Lamachia empossa solenemente diretoria da OAB Venâncio Aires