Home / Noticias / 03.06.2015 16:43

Presidente da OAB/RS participa da solenidade de posse dos novos juízes federais substitutos

03/06/2015 16:43

Foram empossados 14 magistrados em cerimônia realizada, na tarde de quarta-feira (03), no plenário do TRF4.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, prestigiou a cerimônia de posse de 14 novos juízes federais substitutos, na tarde de quarta-feira (03),na sede do TRF4. Os magistrados aprovados no XVI Concurso Público para Provimento de Cargo de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, realizado entre 2014 e 2015, atuarão em Varas da Justiça Federal localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Após a leitura da ata de posse, o primeiro pronunciamento foi proferido pelo conselheiro da Escola da Magistratura do TRF da 4ª Região, desembargador Ricardo Teixeira do Valle Pereira, que se disse muito honrado por participar deste momento. Após agradecer aos integrantes da comissão organizadora do concurso, da qual fez parte, por garantir a lisura do processo seletivo, Pereira alertou que os juízes substitutos recém-empossados cultuem boas práticas para aumentar o nível de probidade da administração pública no Brasil.

Além disso, o desembargador salientou a importância de constantemente buscar novos aprendizados. “O estudo é necessário não para engrandecimento pessoal, mas para que a sociedade progrida”, afirmou.

Em seguida, dirigiu-se ao púlpito Patrick Lucca da Ros, primeiro colocado no concurso público, para sua primeira fala como juiz substituto. O agora magistrado agradeceu em nome dos novos juízes a familiares, amigos e colegas de estudo pelo apoio incondicional ao longo da carreira.Segundo Lucca da Ros, um dos principais objetivos de quem assume o cargo é buscar soluções criativas para atender a população com qualidade e agilidade, e reconhece: “À nossa frente se abre a possibilidade de fazer a diferença”.

Por fim, o presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose, encerrou a cerimônia recuperando a sua trajetória na carreira judicial, iniciada em 1980. Hirose pediu que os novos juízes substitutos conduzam seus trabalhos com presteza e lealdade e aproximem a Justiça do cidadão brasileiro. “Tenho certeza de que cumprirão a missão que aceitaram”, concluiu.

Além de Bertoluci e Hirose, compuseram a mesa a procuradora-geral de Porto Alegre, conselheira seccional Cristiane da Costa Nery; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; a presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen; o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Sérgio Antonio Berni de Brum; o major brigadeiro-do-ar comandante do 5º Comando Aéreo Regional, Jeferson Domingues de Freitas; o procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional da República, Domingos Sávio Dresch da Silveira; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Rodrigo Machado Coutinho; e representante do Comando Militar do Sul no Poder Judiciário Carlos José Sampaio Malan.

Os novos juízes federais substitutos:

Patrick Lucca da Ros
Joseano Maciel Cordeiro
Pedro Paulo Ribeiro de Moura
Paula Souza Moraes
Francisco Ostermann de Aguiar
Wesley de Oliveira Maciel
Luciana MayumiSakuma
Vitor Hugo Ânderle
Danilo Gomes Sanchotene
Louíse Freiberger Bassan
Carla Cristiane Tomm