Home / Noticias / 26.04.2022 18:11

Presidente da OAB/RS realiza posse solene da subseção Canela/Gramado

26/04/2022 18:11

O presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, foi a serra gaúcha para empossar a diretoria da subseção de Canela/Gramado para o triênio 2022-2024. O ato solene, ocorrido no início da tarde de quarta-feira (13), reconduziu Anne Grahl Müller à presidência da subseção. Ainda durante a cerimônia, o vice-presidente, Henrique Haller; a secretária-geral, Valentina Prezzi Carvalho; o secretário-geral adjunto, Misael Moreira; e o tesoureiro, Queli Mewius Boch, também tomaram posse.

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da OAB/RS.

Lamachia iniciou sua fala registrando votos de sucesso à segunda gestão da presidente empossada. “Reitero a minha convicção de que a subseção de Canela/Gramado está em excelentes mãos, a presidente Anne recebeu o aval da advocacia para dar continuidade ao grande trabalho realizado em prol da nossa profissão e da sociedade”, afirmou.

Discursos

As conquistas alcançadas pela Ordem gaúcha e a superação da crise nortearam o discurso de Lamachia na noite solene. “Tenham orgulho da advocacia gaúcha, combativa de gente trabalhadora, empreendedora, qualificada e corajosa, e da OAB/RS, que completou no dia 11 de abril nove décadas de relevantes serviços prestados à advocacia à sociedade rio-grandense. Afinal, foi a OAB/RS que entregou para a advocacia nacional as maiores conquistas legislativas recentes: as férias dos advogados; a contagem dos prazos em dias úteis; o Simples Nacional; a lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas; o artigo 85 que fixou critérios objetivos para concessão de honorários de sucumbência”, enumerou.  “Tenho afirmado que vivemos um momento difícil para advocacia gaúcha. Porém esta crise não é culpa das advogadas e dos advogados gaúchos e nem da OAB. Esse momento se deve, infelizmente, a uma prestação jurisdicional insuficiente em nosso estado. E é justamente por isso que o primeiro passo para melhorarmos esta situação é a retomada integral do horário de atendimento dos foros e tribunais, pauta na qual a Ordem gaúcha já vem trabalhando desde o início da nossa gestão”, completou.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin saudou os presidentes das subseções presentes no evento e falou do esforço conjunto que vem sendo feito pela Caixa ao longo período da pandemia. “Nosso ônibus da saúde roda todo o estado – assim como está fazendo o presidente Lamachia ao participar das posses das subseções – intensificamos a campanha de vacinação da gripe e a concessão de auxílios aos advogados”, disse.

Já a conselheira federal e ex-presidente da subseção Canela/Gramado, Mariana Melara Reis, em nome da OAB Nacional, falou do compromisso de gestão do presidente Beto Simonetti e exaltou a profissão. “Não há hierarquia entre advocacia, magistratura e ministério público. Temos igual importância como atores do sistema de justiça. Advogar é um desafio pra quem não se acovarda e não abaixa a cabeça frente as injúrias, ameaças e intimidações”, destacou.

Posse

Ao ser reempossada, a presidente Anne falou de seu novo desafio. “Assumir mais uma vez a presidência é uma hora e, ao mesmo tempo, um desafio. Uma honra por representar e levar o nome de uma instituição que tanto me orgulho. Foram três anos de dias tensos e intensos. À frente da representação da advocacia, atravessamos, em 2019, uma greve dos servidores do judiciário, em 2020, uma pandemia e, em 2021, um ataque de hackers ao Tribunal de Justiça. Vi a advocacia se reinventar numa velocidade nunca imaginada. A essência da profissão não mudou e a advocacia continua sendo uma missão, um múnus de interesse público”, disse.

Presenças

Também participaram do evento: os presidentes das subseções de Bento Gonçalves, São Sebastião do Caí e Garibaldi/Carlos Barbosa, Rodrigo Terra, Evaldo Kievel e Elenice Koff; a vice-presidente da subseção de Farroupilha, Silvia Mandeli; o conselheiro federal Rafael Canterji; os conselheiros estaduais, Tiago Kidricki, Bruna Razera, Josana Rivoli e Vilnei Sessim; os ex-presidentes da subseção Canela/Gramado, João Alfredo Bertoluci, Ariel Stopassola e Janete Dambros; a diretoria do Foro de Gramado, Aline Rissato; o juiz da 1ª Vara Trabalhista de Canela, Arthur San Martin; a juíza da 1ª Vara Judicial de Gramado, Arthur San Martin; o vice-prefeito de Canela, Gilberto César; os delegados de polícia de Canela e Gramado, Vladmir Medeiros e Gustavo Barcelos; a secretária de assistência social e cidadania de Gramado, Vera Simão, a procuradora do município de Gramado, Carine Martini.

26/04/2022 18:11

Presidente da OAB/RS recebe visita institucional da AGADIE

26.04.2022

Lamachia recebe convite para a posse da nova diretoria da SATERGS