Presidente da OAB/RS seguirá com intenso calendário de viagens ao Interior do Estado
30/04/2015 11:40
Bertoluci dá prosseguimento a uma série de compromissos junto às subseções, como a realização das audiências públicas, as reuniões com a comunidade jurídica e a inauguração de novas sedes.
Dando continuidade aos roteiros de viagens ao Interior do Estado, o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, estará em mais subseções nos próximos dias. Os eventos em Montenegro, Ibirubá, Passo Fundo, Tapejara, Casca, Getúlio Vargas, Bom Jesus, Gramado/Canela, Nova Petrópolis, Alvorada e Canoas são audiências públicas, inaugurações de sedes e reuniões com a comunidade jurídica. Nas últimas semanas, o dirigente esteve em Jaguarão, Piratini, Canguçu, Guaíba, Rio Pardo e Candelária.
Nesta segunda-feira (04), Bertoluci vai inaugurar as novas instalações da sede da subseção de Montenegro. O ato será realizado às 19h30min, na Rua Amaury Daudt Lampert, 353.
Na quinta-feira (07), em Ibirubá, o dirigente reúne-se com os advogados da região. No dia seguinte, sexta-feira (08), Bertoluci conduzirá as audiências públicas sobre as estruturas e condições do Judiciário Estadual em Passo Fundo, Tapejara e Casca. Ainda na sexta, o presidente da Ordem gaúcha vai a Getúlio Vargas para inaugurar a sede da OAB local, reforçando o projeto “Nenhuma subseção sem sede”.
As viagens seguem na quarta-feira (13), com a realização de audiências públicas para debater e instrumentalizar medidas no âmbito do Justiça Estadual, além de métodos alternativos de solução de conflitos. Os encontros serão promovidos por Bertoluci em Bom Jesus e Gramado/Canela. No mesmo dia, o dirigente ainda visita os advogados de Nova Petrópolis.
Os roteiros de Bertoluci continuam, na sexta-feira (15), em Alvorada e Canoas. Nas subseções, serão promovidas edições das audiências públicas da OAB/RS.
Audiências públicas
A iniciativa está sendo realizada a partir de deliberação do Colégio de Presidentes de Subseções, ocorrido em novembro, em Santana do Livramento. Desde março, o presidente da OAB/RS já promoveu audiências públicas em Encruzilhada do Sul, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Panambi e Guaíba.
Segundo Bertoluci, desde 2007 a OAB gaúcha vem chamando a atenção para o quadro de pessoal. “Reconhecemos os esforços empregados pelo Judiciário Estadual com a nomeação de novos quadros – um avanço importante. Entretanto, os investimentos ainda não acompanham a crescente demanda processual, sendo necessários novas varas, cargos efetivos de juízes e servidores. Ganha o advogado, ganha o cidadão, ganha o sistema de Justiça”, frisa.
Encontros no Interior
Para Bertoluci, não existe OAB forte sem subseção forte. “Temos um conceito de gestão de aproximar, cada vez mais, a seccional das subseções. É importante que a diretoria da OAB/RS esteja presente em todo o Estado, ouvindo demandas e buscando alternativas para as dificuldades locais da classe”, afirma.
Rodney Silva
Jornalista – MTB 14.759
30/04/2015 11:40