Nas comemorações dos 20 anos da OAB Candelária, Lamachia e Bertoluci registram compromissos com advocacia gaúcha
30/04/2015 04:42
Durante o evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira (29) no Clube Rio Branco, advogados, ex-presidentes e entidades da região foram homenageados pela passagem da data.
O vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, participaram das comemorações dos 20 anos da subseção de Candelária. Durante o evento, que ocorreu na noite desta quarta-feira (29) no Clube Rio Branco, advogados, ex-presidentes e entidades da região foram homenageados.
“A cidadania está em festa, pois esse é um importante momento de homenagem para os advogados de todo país. O respeito ao passado é o alicerce concreto ao futuro e com essas pessoas tivemos hoje lições de dedicação e responsabilidade. A advocacia de Candelária comemora hoje duas décadas de existência, e é com muito orgulho que parabenizo todos que fizeram parte dessa história. São 20 anos representando a sociedade, lutando pelo fortalecimento da nossa classe, da cidadania e da democracia”, declarou Lamachia.
Bertoluci enalteceu a comemoração dos 20 anos da subseção, ressaltando que, a partir de momentos como este, onde a advocacia está unida em nome da classe, surgiram diálogos e ideias que hoje representam grandes conquistas, como as inúmeras matérias legislativas oriundas no RS e que hoje estão incorporadas ao novo CPC. “Esse é um momento de muito orgulho, pois vivemos hoje numa instituição que é ouvida e requisitada, e essa realidade só foi possível em razão do comprometimento, da dedicação e do empenho dos homens e mulheres de Ordem, que abdicaram de suas causas próprias pelas causas da advocacia”.
O presidente da subseção, Joel Pereira Nunes, enfatizou que a presença da seccional aproxima a advocacia e que a OAB está sempre ao lado do advogado. “A advocacia é o artífice da defesa do cidadão, e o compromisso da entidade é servir à classe e à cidadania”.
O ex-presidente da subseção, Ângelo Jorge Becker Savi, lembrou-se de todo o processo de instalação da OAB Candelária e agradeceu, na figura dos vários presidentes presentes ao ato, o apoio recebido nessa tarefa. “Nossos escritórios são verdadeiras casas do povo, e as causas da OAB são sempre nobres, pois são em defesa do cidadão”.
Conquistas da advocacia
Lamachia também destacou as conquistas da advocacia gaúcha com a sanção do novo CPC. Presidente da Ordem gaúcha entre 2007 e 2012, Lamachia destacou que o texto reúne um conjunto de conquistas para a classe, sendo um dos momentos mais importantes já vividos pela advocacia brasileira. “O novo CPC traz soluções duradouras para as dificuldades profissionais históricas e apresenta matérias legislativas que expressam o cumprimento de alguns compromissos que assumimos com a advocacia gaúcha quando iniciamos nosso trabalho na OAB/RS. Depois do Supersimples, agora temos a vedação da compensação, as férias para os advogados, a natureza alimentar dos honorários, o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC e a contagem de prazos em dias úteis”, justificou.
Também participaram da solenidade, o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o conselheiro federal da OAB/RS, Raimar Machado; o chefe de gabinete da presidência da seccional, Júlio Cezar Caspani; o prefeito municipal, Paulo Roberto Butzke; a vereadora Maria de Lurdes Elwnger; o defensor público da Comarca, Arnaldo França Quaresma; o delegado de polícia, Eron Marques de Lemos; o juiz da 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul, Gerson Luiz Petry; a juíza do Trabalho de Santa Cruz do Sul, Juliana Oliveira; o juiz da Comarca de Vera Cruz, Marcelo da Silva Carvalho; o promotor de justiça da Comarca de Venâncio Aires; Pedro Rui da Fontoura Porto; e o promotor de justiça aposentado, Elemar Grabner.
O evento também teve a presença dos presidentes das subseções de Encantado, Luciano Sandri; de Estrela, Daniel Horn; de Rio Pardo, Marlei Salete Flores; de Santa Cruz do Sul, Ezequiel Vetoretti; de Sobradinho, Vilson Roberto Pohlmann; de Venâncio Aires, Marcos Joaquim Thiel; de Soledade, Claridê Chitollina Taffarel; de Cachoeira do Sul, Marcelo Ricardo Teixeira; de Agudo, Ditmar Adalberto Strahl; e o presidente da CEJA de Lajeado, Jackson Schneider.
Homenageados:
Amilcar Ferreira Kaercher
Ângelo Jorge Becker Savi – ex-presidente da subseção
Carlos Nunes Rodrigues
Darci Aggens – ex-presidente da subseção
Egon Felipe Heuser
Guido Eduardo Nied
Ilimar Mainardi - In Memoriam
Jorge Mallmann
Nei Ferreira da Costa
Pedro Rui da Fontoura Porto
Rene Karnopp
Rui Olavo Becker - In Memoriam
Rui Paulo Porto dos Santos
Silvio Francisco de Moraes
Udo Weber - In Memoriam
Cesar Fernando Gabe - ex-presidente da subseção de Santa Cruz do Sul
José Cesar Pereira da Silva Filho - ex-presidente da subseção de Cachoeira do Sul
Entidades homenageadas
Rotary Club de Candelária
Câmara de Vereadores de Candelária
Prefeitura Municipal
Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528
30/04/2015 04:42