Home / Noticias / 15.08.2019 17:44

Presidente da OAB/RS lança selo da campanha Prerrogativas Respeitadas

15/08/2019 17:44

Buscando identificar locais, em especial repartições públicas, que respeitam e valorizam o trabalho da advocacia gaúcha, a OAB/RS está lançando o selo da campanha Prerrogativas Respeitadas. A iniciativa tem a liderança do presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, e da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas (CDAP). “Vamos identificar os locais em todo Estado, para que a advocacia consiga visualizar onde as prerrogativas profissionais são reconhecidas”, sublinhou Breier. “E através da campanha também saberemos onde não houve respeito às prerrogativas”, acrescentou.

O lançamento do selo foi realizado na tarde desta quinta-feira (15), no OAB Cubo, durante o evento Conversando sobre Prerrogativas, dentro da programação oficial do Mês da Advocacia. Na presença de atuais e antigos integrantes da CDAP, integrantes da diretoria, conselheiros seccionais, dirigentes de subseções e convidados, a presidente da comissão, Karina Contiero, trouxe detalhes da campanha. “Num primeiro momento, teremos a confecção e a distribuição dos selos entre os integrantes do CDAP nas subseções. Objetivo é o de fixá-lo nas repartições públicas que respeitam as prerrogativas”, explicou.

A presidente do CDAP da OAB/RS comentou que os advogados e as advogadas de todo o Estado poderão registrar violações das prerrogativas, auxiliando a mapear os locais que receberão o selo Prerrogativas Respeitadas. “A participação dos colegas será fundamental, para que possamos identificar e reconhecer corretamente”, completou Karina. “Prerrogativa é sinônimo de trabalho. Temos que assegurar aos colegas um ambiente favorável para o exercício profissional”, reforçou.

Breier acrescentou que a OAB/RS atua com veemência na defesa daqueles que tem as suas prerrogativas desrespeitadas. “Fortalecer o exercício profissional é fortalecer a própria sociedade. Falamos em nome do cidadão em juízo, portanto temos que ter as prerrogativas da nossa profissão absolutamente respeitadas”, reforçou.

Também prestigiaram o lançamento do selo: a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; o tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag; a conselheira federal e ex-presidente da OAB/RS, Cléa Carpi; o vice-presidente Trabalhista da CDAP e presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RS, José Fabrício Furlan Fay; o vice-presidente Penal da CDAP e coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Roque Reckziegel; o conselheiro seccional e ex-presidente da CDAP da OAB/RS, Eduardo Kucker Zaffari.

Conversando sobre Prerrogativas

Atuando por seis anos como presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas (CDAP) da Ordem gaúcha, Eduardo Zaffari relatou ao público presente um pouco da experiência adquirida à frente da comissão. Emocionado – indo às lágrimas em dois momentos – ele ressaltou a força do trabalho em equipe: “Infelizmente, o que tinha antecipado se confirmou. Estamos passando por um período difícil, de ataques diretos ao trabalho da advocacia”, comentou.

Zaffari foi enfático ao destacar a atuação 24 horas e sete dias por semanas da CDAP em todas as regiões do Rio Grande do Sul. Lembrou que, em muitos casos, um sorriso e um diálogo podem resolver um impasse. Mas, conforme destacado por ali, a arbitrariedade ainda aparece em diferentes situações. “Não são tempos para a advocacia baixar a guarda. Temos que estar preparado para ataques. Precisamos enfrentar esse tema com galhardia e tranquilidade”, encorajou.

Texto: Martin Behrend
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação da OAB/RS

(51) 3287-1821 / 1867