Primeiro curso sobre o INSS Digital lota o auditório do OAB/RS Cubo
15/06/2018 15:48
O primeiro curso feito para conhecer a plataforma INSS Digital foi ministrado no início da tarde desta quinta-feira (15) no OAB/RS Cubo. Mais de 250 participantes puderam tirar dúvidas sobre o manuseio e o funcionamento da nova ferramenta, que consiste em transformar a tramitação de processos em papel em meio digital, em um modelo semelhante ao eproc. A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) e a Comissão de Previdência Social da OAB/RS promoveram o curso de aperfeiçoamento.
O objetivo do curso foi o de qualificar os advogados previdenciaristas para operacionalizar, de forma prática, o novo sistema através da nova forma de protocolo e gestão de processos administrativos da Previdência Social. Na abertura, a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, deu boas-vindas aos alunos e frisou que a “Escola está sempre atenta quanto às alterações jurídicas, sobretudo preparamos a advocacia previdenciarista para essa nova fase, oportunizando esse curso para trazer mais conhecimento aos profissionais”, disse.
Na sequência, o presidente da Comissão de Previdência Social da OAB/RS, Alexandre Triches, salientou que a ferramenta foi uma luta histórica da OAB/RS, e que advocacia previdenciária passa por um momento muito importante: “Há duas semanas o INSS incluiu três novos serviços: a revisão, o recurso administrativo e a cópia do processo, e isso era muito difícil de se conseguir no atendimento de forma física. Ainda temos muito que evoluir, pois estamos em fase de cadastramento, e a ferramenta vai mudar por completo o panorama do Direito Previdenciário ”, ressaltou.
Logo após, o advogado, servidor do INSS, Adriano Mauss, iniciou o curso e abordou a compreensão da nova modalidade de atendimento à distância: Processo administrativo previdenciário: uma proposta para um trabalho eficiente; Esmiuçando os registros de vínculos, remunerações e contribuições do CNIS – indicadores, vínculos duplicados e extemporâneos, dados de reclamatória trabalhista, remunerações, atividade especial, registros de atividade rural; Apresentação dos sistemas de atendimento a distância estabelecido pelo programa INSS Digital (Sistemas utilizados, procedimentos a serem realizadas por entidades de classe e empresas para possibilitar o atendimento a distância no INSS); Apresentação de técnicas de organização processual administrativa a fim de garantir um encaminhamento correto dos processos de benefício.
Ao final do evento, o advogado Luciano Leonardo Todeschini, de 44 anos, de Porto Alegre, disse que o curso atendeu suas expectativas e que estava dentro do conteúdo que esperava. O também advogado Rodrigo Carlos Mengue, de 44 anos, da capital gaúcha, destacou que “a montagem do cronograma do curso, feito passo a passo, foi bem explicativo”.
15/06/2018 15:48