Home / Noticias / 30.10.2014 15:04

Primeiro dia do Seminário Internacional: a mediação e suas faces inicia na OAB/RS

30/10/2014 15:04

A OAB/RS, por meio da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e da Casa de Mediação, promoveu, na manhã e noite desta quinta-feira (30), o “Seminário Internacional: a mediação e suas faces - avanços teóricos e experiências inovadoras”. O evento, que ocorreu no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da Ordem gaúcha, teve transmissão pela modalidade ESA EaD.

Durante a abertura do curso, o presidente da CEMPR e coordenador da Casa de Mediação, Ricardo Dornelles, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do seminário para o aperfeiçoamento das técnicas dos advogados na mediação. “Estes novos métodos vêm como uma alternativa para que haja um andamento processual mais célere. Os espaços de debate são imprescindíveis para fomentar as técnicas de mediação e suas aplicações mais eficazes”, ressaltou.

Segundo a vice-presidente da Comissão, Raffaella Pallamolla, “o evento foi pensado para ser realizado de maneira concisa, com o intuito de que os advogados já saiam capacitados e com conhecimento das principais diretrizes e panoramas conceituais da mediação”.

Também compuseram a mesa de abertura o procurador do Ministério Público, Paulo Valério Moraes; a representante da AJURIS, Vera Regina Muller; e os palestrantes, Simone Tassinari Cardoso, Liara Kruger e José Luis Bolzan.

Em seguida, a primeira palestra foi ministrada pelo advogado José Luis Bolzan de Morais, que analisou a mediação, desde as suas primeiras aplicações até o momento atual, em que começa a ser encarada como uma maneira de auxílio da cena processual.

As painelistas Liara Kruger e Simone Tassinari Cardoso abordaram a técnica a partir do viés da mediação familiar.

À noite, o advogado da Caixa Econômica Federal, Marcos de Borba Kafruni, demonstrou como o banco federal vem aplicando a mediação nos processos em que é parte. “Percebemos que temos diversas vantagens ao usarmos esta metodologia, começando pelo custo que é reduzido, e também conseguimos manter os clientes, mesmo quando existe litígio”, salientou.

Após, o palestrante Gabriel Lopes Moreira realizou análise da forma como a organização da sociedade reflete no fluxo de processos e no cenário da mediação. “Atualmente no país temos um incremento do consumo de serviços e um consequente aumento dos processos. A advocacia deve se preparar cada vez mais para encarar este cenário, principalmente com a inclusão da matéria nas faculdades. Estamos formando litigantes, não mediadores”, ressaltou.

No último painel do dia, a advogada Juliette Arthaud abordou a mediação empresarial como instrumento de ajuda social e de melhoramento relacional

Também estavam presentes o tesoureiro da OAB/RS, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o presidente da Comissão de Direito Bancário, Luiz Augusto Beck da Silva; o procurador do Ministério Público, Paulo Valério Moraes; a representante da AJURIS, Vera Regina Muller; e os palestrantes, Simone Tassinari Cardoso, Liara Kruger e José Luis Bolzan.

O curso tem continuação nesta sexta-feira (30), com a seguinte programação:

9h – 12h - Os desafios da mediação penal no Brasil - Coordenação de mesa: Raffaella Pallamolla e Daniel Achutti

"Justiça Restaurativa e Mediação Penal no Brasil" - Leonardo Sica

“Justiça restaurativa: alteridade para a deslegitimação do poder punitivo” - André Giamberardino

“Lançando um olhar empírico sobre a Justiça Restaurativa: Alguns “riscos” a partir da experiência inglesa” - Fernanda Fonseca Rosenblatt

12h – 12h30min: Sessão de autógrafos: “Justiça Restaurativa e Abolicionismo Penal”, de Daniel Achutti

18h - 22h - Experiências com Mediação em Porto Alegre e na grande Porto Alegre - Coordenação de mesa: Nilo Matos

“Mediação de Conflitos e Assessoria Jurídica Popular: a experiência do SAJU/UFRGS” - Jéssica Becker Moraes

“Mediação de Conflitos: uma experiência transformadora” - Edith Salete Prando Nepomuceno
“O Centro Privado de Mediação Aplicada da UniRitter” - Cláudia Gay Barbedo

“O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a mediação judicial e os Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania” - Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak - Gisela Wurlitzer Diniz

“A Casa de Mediação da OAB/RS e o novo paradigma para a advocacia” - Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles