Home / Noticias / 18.09.2024 20:51

Projeto Pescar participa da maior festa da tradição gaúcha, no Acampamento Farroupilha

18/09/2024 20:51

Nesta segunda-feira (16), a turma da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS do Projeto Pescar foi convidada a participar da maior festa da tradição gaúcha, no Acampamento Farroupilha,  Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre.

No piquete da OAB/RS, foi oferecido aos alunos do Pescar um churrasco, parte da formação da identidade cultural do Rio Grande do Sul. Após o almoço, os jovens circularam em torno dos acampamentos e tiverem oportunidade de assistir uma palestra, no Piquete Chama Nativa homenageia Jayme Caetano Braun e exalta a mulher gaúcha.

Para enriquecer a discussão, três convidados compartilharam seus conhecimentos e reflexões, promovida pela Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASERGHC).

A palestra iniciou com uma explanação sobre a biografia de Jayme Caetano Braun, figura homenageada do 42º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, no ano em que completaria 100 anos, celebrados em 30 de janeiro de 2024. Em seguida, foi feito um importante panorama sobre a assistência humanizada às mulheres em situação de violência, além de apresentar dados alarmantes sobre a violência doméstica no Rio Grande do Sul. Por fim, os alunos puderam ouvir declamações de versos.

A iniciativa foi proposta pela Diretora cultural da ESA/RS, Eliane Chalmes Magalhães. Estiveram presentes nas atividades com os alunos do Projeto Pescar a corregedora-geral da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; e a presidente em exercício da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Maximília Silva de Paula.

Projeto Pescar

O Projeto Pescar oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre dezesseis e dezenove anos e, desde 2017, o curso já formou mais de 150 alunos. Além de oferecer aulas em diversos campos do conhecimento como forma de capacitação, o projeto também busca inserir alunas e alunos efetivamente no mercado de trabalho por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas.

A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com a ESA/RS, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), TRT-4, Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).

18/09/2024 20:51

PODE: OAB/RS reinaugura sede da subseção de Sapucaia do Sul