Home / Noticias / 26.11.2021 18:13

Realização da eleição on-line na OAB/RS é destacada na sessão do Conselho Pleno

26/11/2021 18:13

O Conselho Pleno da OAB/RS esteve reunido para mais uma sessão ordinária na tarde desta sexta-feira (26). Os conselheiros seccionais estiveram reunidos no formato híbrido a fim de evitar aglomerações em razão da pandemia do coronavírus. Parte dos integrantes do Conselho esteve presencialmente na sede da Ordem gaúcha, em Porto Alegre, enquanto outros conselheiros acompanharam de forma on-line. A sessão foi conduzida pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

A reunião dos conselheiros seccionais foi a primeira após a eleição na OAB/RS, realizada na segunda-feira (22), que definiu o nome de Leonardo Lamachia para comandar a entidade até 2022 a 2024. Neste ano, o pleito ocorreu num formato inédito - foi possível votar on-line, por celular, tablet ou computador. Essa facilidade permitiu atingir a maior participação da advocacia na história da entidade. Foram 48.198 votantes e o mais baixo índice de abstenções dos últimos cinco anos. "Esse é um trabalho de inclusão, de aproximação com a advocacia. Começamos esse planejamento muito cedo e estamos orgulhosos do que conseguimos viabilizar", salientou Breier.

A participação do Conselho Pleno foi reconhecida por Breier. Isso porque, a proposta de votação online foi apresentada pela diretoria em reunião com os conselheiros seccionais, que puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o sistema que estava sendo proposto. "A participação do Conselho, chancelando essa novidade, foi fundamental para poder realizar o pleito neste novo formato", acrescentou Breier. Questões como sustentabilidade (menos veículos circulando, redução de poluição e outros gastos) e de saúde dos advogados, advogadas e colaboradores (em razão da pandemia e os riscos de uma aglomeração) também foram destacadas.

O tesoureiro da Ordem gaúcha e responsável pela implantação da votação on-line, André Sonntag, comemorou a realização da eleição e destacou a qualificação da equipe de colaboradores para alcançar o resultado planejado. "Havia muita expectativa para que tudo saísse como estava previsto. Por isso, quando encerrou a votação, às 18 horas, me emocionei", salientou. Ele destacou que, no começo deste ano, tiveram início as reuniões internas para planejar a forma de contratação de uma empresa habilitada para conduzir a eleição. Foram dezenas de reuniões e encontros até ocorrer a definição da melhor proposta.

Vários conselheiros seccionais, ex-presidentes e integrantes da diretoria também se manifestaram durante a sessão. A avaliação foi de um pleito histórico pela capacidade de mobilização da advocacia gaúcha, que conseguiu votar com segurança e agilidade. Durante a sessão, a diretoria emitiu voto de louvor aos serviços prestados pelos colaboradores da seccional envolvidos na eleição. Bem como aos diretores que lideraram o processo: André Sonntag e Fabiana Barth.

As últimas eleições na OAB/RS

2009 - 35.254 votantes ] 18.205 abstenções

2012 - 36.141 votantes [ 9.303 abstenções

2015 - 41.176 votantes [ 10.815 abstenções