Home / Noticias / 09.09.2010 18:26

Reunidos na OAB/RS, Município e Estado manifestam interesse em viabilizar reabertura de hospitais da Ulbra na Capital

09/09/2010 18:26

Foto: Lauro Rocha - OAB/RS
Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a entidade irá contatar os Ministérios da Saúde e da Educação, a fim de buscar uma rápida solução para o caso.

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (09), na sede da Ordem gaúcha, Município, Estado, Hospital de Clínicas e Grupo Hospitalar Conceição, manifestaram interesse em viabilizar a reabertura dos Hospitais Luterano e Independência, na Capital.

Fechados em razão das dificuldades financeiras da mantenedora, os Hospitais Luterano e Independência possuem pelo menos um terço dos leitos necessários para amenizar o quadro deficitário existente hoje em Porto Alegre, que necessita em torno de 700 novos leitos.

A partir da apresentação do laudo técnico do Cremers, que atesta a possibilidade de rápida reabertura de ambas as instituições médicas, a Secretaria Municipal de Saúde, representada pela secretária substituta de saúde, Carolina Santa, manifestou interesse em viabilizar a reabertura do Hospital Independência, que, por ser uma referência em traumatologia, serviria como uma opção ao atendimento do Pronto-socorro da Capital.

A proposta, assim como o laudo do Cremers, será apresentada ao juiz federal Guilherme Pinho Machado na próxima segunda-feira (13), em busca da emissão de uma Certidão Negativa de Débito (CND) da Ulbra que autorizaria a formalização de parcerias possíveis para reativar o funcionamento dos hospitais.

Outra entidade que também manifestou interesse, desta vez pelo Luterano, foi o Hospital de Clínicas, que depende de um aporte financeiro da União para concretizar a proposta. Da mesma forma, o GHC também manifestou interesse em assumir as unidades, dependo igualmente de ampliação de receita.

Segundo o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, a seccional irá contatar os Ministérios da Saúde e da Educação, a fim de buscar uma rápida solução para o caso. “Estamos trabalhando intensamente para que este quadro caótico que vemos no atendimento público de saúde em Porto Alegre seja, o mais rápido possível, ao menos amenizado”, afirmou Lamachia.

Já o coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, conselheiro seccional Ricardo Breier, considerou um grande avanço para a reabertura dos hospitais: “A entidade está empenhada para a superação dos entraves políticos e burocráticos que envolvem a questão”.

Estiveram presentes, pela Secretaria Municipal de Saúde, Carolina Santana (secretária substituta da Saúde de Porto Alegre), Fabiano Brum Beresford, Elaine Tweedie Luize e Jorge Luiz Osório e James da Rosa; pela Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Elsade e Aglaé Regina da Silva.

Além deles, o presidente e o vice-presidente do Cremers, Fernando Matos e Isaias Levy; a presidente em exercício e o diretor do Simers, Maria Rita de Assis Brasil e Edson Prado Machado; o diretor-superintendente do GHC, Neio Lucio Fraga Pereira; o presidente do HC, Amarílio Macedo; o chefe da Emergência do Clínicas, Luiz Antônio Nasi; as assessoras da presidência do HC, Marta Helena Cherini e Lucia Nobre; a procuradora do Município Clarissa Bohrer; e a representante do Ministério Publico, Ângela Salton Rotunno.

09/09/2010 18:26

OAB garante no Supremo honorários advocatícios nas ações de FGTS

09.09.2010

Advogados buscam mais detalhes sobre funcionamento do Peticionamento Eletrônico na Justiça do Trabalho