Home / Noticias / 02.02.2022 13:16

Ricardo Breier assume presidência da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia

02/02/2022 13:16

O conselheiro federal da OAB/RS, Ricardo Breier, assumiu a presidência da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia nesta terça-feira (1º). Nomeado pelo novo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, Breier terá como missão defender as prerrogativas dos advogados de todo o Brasil.

De acordo com o ex-presidente da Ordem gaúcha (2016-18 e 2019-2021), o seu objetivo principal à frente da Comissão é intensificar as Caravanas das Prerrogativas, bem como fortalecer o exercício da advocacia, através da aplicação da Lei de Abuso de Autoridade, e combater o aviltamento de honorários. “Devo agradecer ao presidente Beto Simonetti por depositar sua confiança – e a confiança dos mais de 1,2 milhão de advogados e advogadas brasileiras – no meu trabalho para este grande desafio que é assumir a Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia”, disse.

“As violações das prerrogativas ofendem diretamente, não só os profissionais, mas igualmente a cidadania representada por eles. Por isso que o tema é uma prioridade absoluta na OAB. Dando sequência ao grande trabalho realizado por Alexandre Ogusuku, vou utilizar toda a bagagem adquirida como presidente da OAB/RS, trazendo as experiências positivas dos projetos de aproximação com a advocacia no interior do Rio Grande do Sul, para levar o apoio institucional da OAB aos colegas de cada canto do Brasil”, completou.

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, saudou a nomeação de Breier para o cargo, bem como lembrou que a Ordem gaúcha é pioneira e referência nacional no tema. “A Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia é uma das mais importantes comissões da OAB. O projeto das Caravanas, que foi levado a nível nacional por Claudio Lamachia, começou na OAB/RS, portanto, faz todo o sentido a Ordem gaúcha estar à frente da CDAP nacional, representada por Ricardo Breier – uma grande liderança da advocacia gaúcha e brasileira, e defensor intransigente das prerrogativas. A OAB/RS dará todo o apoio possível ao conselheiro federal no cumprimento de sua missão primordial”, afirmou.

Currículo

Breier é advogado militante há 30 anos e professor universitário há 28. Foi presidente da OAB/RS em duas gestões (2016-2018 e 2019-2021). Doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha, na Espanha, o trabalho de Breier na Ordem gaúcha iniciou em 2007, durante as duas gestões de Claudio Lamachia (2007/2009 – 2010/2012), como conselheiro seccional; coordenador-geral da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto; membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos; vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico; membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas e secretário-geral da OAB/RS em 2013-2015.

02/02/2022 13:16

Lamachia representa OAB/RS em posse da nova diretoria da AJURIS

02.02.2022

Lamachia e Breier acompanham sessão do STJ que debate a fixação dos honorários de sucumbência