Saúde da mulher lésbica será tema de live da CEDSG
01/04/2021 11:49
Na próxima segunda-feira (05), às 19h, a Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS (CEDSG) realizará a live “Barreiras de Acesso à Saúde da Mulher Lésbica”. O encontro trará discussões a respeito das dificuldades de acesso aos serviços de saúde de mulheres lésbicas ao SUS, as razões das barreiras e as suas consequências, principalmente em tempos de pandemia. A transmissão da live será ao vivo pelo perfil da CEDSG no Instagram (@cedsegrs).
A presidente da comissão, Gabriela Lorenzet afirma que a proposta da live é alusiva às discussões motivadas pelo mês da mulher, e que o público pode esperar um diálogo esclarecedor no se refere à equidade do atendimento às mulheres lésbicas, principalmente pelo Sistema Único de Saúde. “Será uma conversa no sentido de delinear a questão de saúde das lésbicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e de vivências, buscando driblar a invisibilidade dessa pauta e a quase total ausência de números e políticas públicas que considerem a importância da temática.”
A convidada para a ocasião será Géssica Sá Oliveira, Coordenadora Estadual do Movimento de Mulheres Olga Benario RS, ex-coordenadora da Casa de Referência Mulheres Mirabal e estudante de Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também participará, como mediadora, Marcia Bambila, enfermeira membro do World Professional Association for Transgender Health (WPATH) e advogada membro da CEDSG da OAB/RS.
Gabriela Lorenzet saliente, ainda, que é necessária “a discussão de temas importantes como este, visto que, a maioria dos encontros voltados à saúde da mulher acabam sendo destinados a mulher cisgenera heterossexual, deixando de lado assuntos com uma importante relevância. Esta live pretende apresentar uma nova abordagem.”
01/04/2021 11:49