Home / Noticias / 11.08.2016 20:32

“Sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania”, diz Lamachia em Sessão Magna

11/08/2016 20:32

“Temos que comemorar o dia 11 de agosto como o dia daquele que é o verdadeiro defensor da liberdade, da honra, do patrimônio, e, muitas vezes, da própria vida das pessoas”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, durante a comemoração do Dia do Advogado em Sessão Magna, na quinta-feira (11), no Teatro Bourbon Country. A OAB/RS prestou homenagens, renovou os quadros da seccional com novos profissionais e saudou as conquistas e as lutas da classe.

Lamachia lembrou aos advogados a importância do exercício profissional e que a advocacia é a voz da cidadania, sendo a representante na defesa do Estado Democrático de Direito. “O momento é de muita reflexão. O Brasil passa por profundas transformações. Muitos falam da crise política e econômica”, falou. “No entanto, percebemos uma realidade de crise ética e moral sem precedentes. A advocacia vem sendo chamada. Somos agentes de transformação social e temos que assumir a responsabilidade”, disse. “A nossa instituição tem 85 anos de relevantes serviços prestados ao Brasil. Sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania.”

O presidente nacional afirmou que a OAB quer combater a corrupção. “Queremos a verdadeira depuração dos conceitos e posturas políticas, mas de acordo com os princípios constitucionais”, garantiu. “O momento é difícil para a advocacia. Temos sido afrontados no dia a dia, com algumas de nossas prerrogativas desrespeitadas. É a hora da advocacia reagir e demonstrar para a sociedade a importância do advogado como a verdadeira voz do cidadão. Nós representamos o cidadão nos momentos de dificuldade. Nós somos a voz da cidadania”, reiterou.

Lamachia ainda disse que sente orgulho ao estar representando o estado do Rio Grande do Sul no Conselho Federal da OAB. “Foi uma caminhada longa e construída a partir do esforço de diversas pessoas. Por isso hoje é um momento de profunda emoção, principalmente para a advocacia brasileira que hoje homenageia as suas referências que fizeram história no exercício profissional”, falou. “Hoje também comemoramos o Ano Nacional da Mulher Advogada, e saúdo todas as mulheres advogadas”, homenageou.

“Agradeço a todos. Gratidão é a memória do coração. Gratidão é dívida que não prescreve. Serei eternamente grato por tudo o que toda a advocacia gaúcha fez nessa minha caminhada”, finalizou.

11/08/2016 20:32

OAB/RS comemora o Dia do Advogado em Sessão Magna