Home / Noticias / 24.08.2015 16:43

Setembro Verde: sede da OAB/RS será iluminada em apoio à campanha nacional da doação de órgãos

24/08/2015 16:43

http://bit.ly/1I98Iox

A iniciativa inédita busca o aumento do número de doações e transplantes no País. “Pela causa cidadã, a Ordem gaúcha encampa essa ação”, afirma Bertoluci.

A Ordem gaúcha iluminará sua sede (Rua Washington Luiz, 1110), durante todo o mês de setembro, aderindo, pela primeira vez, a campanha Setembro Verde, que busca o aumento do número de doações e transplantes no País.

A ação, que apoia a Organização de Procura de Órgão (OPO) do Hospital São Lucas da PUCRS, faz parte das comemorações ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que ocorre no dia 27 de setembro.

Segundo o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, a campanha ajuda a dar visibilidade à causa. “As ações de sensibilização da sociedade são de extrema relevância, evidenciando a importância de cada um de nós conversarmos com os nossos familiares sobre o assunto da doação de órgãos. Por isso, pela causa cidadã, a Ordem gaúcha encampa essa iniciativa”, afirma.

Histórico no Rio Grande do Sul

No dia 27 de setembro, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos, quando diversos serviços de saúde promovem debates e levam informações para os profissionais e para população.

De acordo com a Lei nº 9.434, de 04 de fevereiro de 1997, no capítulo II, Art. 4º, diz que: a doação de órgãos dependerá da autorização do cônjuge ou parente, maior de idade, obedecida a linha sucessória, reta ou colateral, até o segundo grau inclusive, firmada em documento subscrito por duas testemunhas presentes à verificação da morte.

No ano de 2014, o Rio Grande do Sul (RS) registrou a notificação de 604 potenciais doadores, das quais foram realizadas 422 entrevistas para a doação de órgãos. Entretanto, a taxa de recusas familiares para doação foi expressiva, atingindo 44%.

OAB/RS apoia campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

No seu histórico, a OAB/RS também já contribuiu para as campanhas Outubro Rosa, quando, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados, em parceria com o Instituto de Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA), aderiu ao movimento mundial de alerta para mulheres e homens sobre a importância do diagnóstico precoce e de um tratamento ágil e adequado para o câncer de mama.

O Novembro Azul também teve apoio da OAB/RS, quando a sede foi iluminada de azul, em apoio à campanha sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças.

Caroline Tatsch
Jornalista

24/08/2015 16:43



Notícia anterior

Oito fatos que movimentaram a semana da OAB/RS

24.08.2015
Próxima notícia

OAB/RS traz para debate o cenário da mulher advogada como protagonista

24.08.2015

Principais notícias

Ver todas