Home / Noticias / 25.07.2018 15:34

Socióloga palestra sobre Nome e Gênero: O Direito de Ser para a advocacia

25/07/2018 15:34

Após décadas de luta, a população transgênero conquistou o direito de ter seu nome social reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março deste ano. Em uma decisão histórica, agora pessoas trans podem alterar nome e gênero no registro de nascimento, sem a necessidade de cirurgia ou intervenção judicial. E é justamente sobre essa conquista, que a OAB/RS, por meio da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CEDSG), promove, durante a programação do Mês do Advogado, o evento Nome e Gênero: O Direito de Ser na quarta-feira (22), no auditório do 2° andar da seccional, a partir das 18h30.

O presidente da CEDSG, Leonardo Vaz, conta que os debates vão abordar a decisão sobre o nome, que agora pode ser requerido diretamente nos cartórios registrais, sem necessidade de ajuizar ação. “O evento vem ao encontro de todo a pauta relacionada às pessoas trans e que estão em voga. Até pelo fato de serem ainda o grupo mais vulnerável e que sofre maior violência na sociedade”, afirma. O tema será aprofundado por Letícia Lanz, mestre em Sociologia, psicanalista e Escritora; e Gisele Alessandra Schmidt e Silva, 1ª Advogada transexual a subir à tribuna do STF.

Veja a programação:

18h30 às 21h

NOME E GÊNERO: O DIREITO DE SER

Palestrante: Letícia Lanz, Mestre em Sociologia, Psicanalista e Escritora; e Gisele Alessandra Schmidt e Silva, 1ª Advogada transexual a subir à tribuna do STF.

Coordenação: Leonardo Vaz, Advogado e Presidente da Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/RS.

Local: Auditório – 2º andar – Sede da OAB/RS.

Mês da Advocacia

Capacitações, cursos, debates, eventos e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto na seccional e nas 106 subseções da OAB/RS. O Mês do Advogado é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

Para participar, inscrições aqui

*Será fornecido certificado de todas as palestras, conforme carga horária.

Redes Sociais

Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.

Participe, tire suas fotos e compartilhe no InstagramTwitter e Facebook com a hashtag #mesdaadvocacia

25/07/2018 15:34

Direitos Humanos nos dias atuais: um debate sobre retrocesso, resistência e perspectivas

25.07.2018