Home / Noticias / 07.07.2009 10:31

Subseção de Santana do Livramento na comemoração aos 50 da Justiça do Trabalho no município

07/07/2009 10:31

O evento, realizado na sede da OAB local, também serviu para o lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio do Foro Trabalhista.

Foi celebrado, na última quinta-feira (02), o aniversário de 50 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Santana do Livramento. O evento, realizado no auditório Dr. Lúcio Soares Neto, na sede da subseção da OAB, também serviu para o lançamento da Pedra Fundamental do novo prédio do Foro Trabalhista. O prédio terá área de 814m² e estará localizado na Rua Duque de Caxias, s/n, Centro. Sua construção deve iniciar em mais ou menos 60 dias. Atualmente a Vara está localizada na Rua Rivadavia Corrêa, 60.

Primeiro a pronunciar-se, o vice-prefeito Leonel Gomatti afirmou que “exalta-se aqui o espírito criador de todo o povo desta terra, que com o suor de suas mãos e a energia de sua vontade constrói hoje o Brasil”. Disse estar “convencido da identificação do Tribunal com as legítimas aspirações dos trabalhadores santanenses, aos quais se deve quase toda grandeza de nosso município”.

Logo após, o presidente da subseção de Santana do Livramento, Luís Eduardo de La Rosa Dávila, quis “externar a alegria e satisfação pelos 50 anos da Vara do Trabalho de Santana do Livramento”. Elogiou a magistratura local, observando ser consenso entre os advogados santanenses “estarmos muito bem servidos de juízes”.

O juiz titular da Vara do Trabalho de Santana do Livramento, Adriano Santos Wilhelms, ponderou que, enquanto a situação de paz ideal não ocorre, “é necessário um Poder Judiciário que sirva de guardião dos direitos de forma independente e eficiente”. Citando a evolução tecnológica da Justiça Trabalhista nesses 50 anos, bem como o iminente fim dos autos impressos, referiu pesquisa do CNJ que aponta a JT como um dos mais céleres ramos do Judiciário, e concluiu: “o sucesso da prestação jurisdicional só ocorrerá com decisões justas em breve espaço de tempo”.

Encerrando os discursos, o presidente do TRT4, desembargador João Ghisleni Filho, enalteceu o gesto da Prefeitura e da Câmara de Vereadores em destinar “um bem localizado terreno” no Centro da cidade. “Desejo que a Justiça do Trabalho aqui em Santana do Livramento possa comemorar os próximos 50 anos da forma que hoje estamos comemorando: admirados e respeitados pela sociedade gaúcha”, explicou.

A Vara do Trabalho de Santana do Livramento foi criada pela Lei 3.500, de 21 de dezembro de 1958, sendo instalada em 16 de junho de 1959. O primeiro juiz que atuou como presidente da então Junta de Conciliação foi Sileno Montenegro Barbosa.

Também compuseram a mesa: a corregedora do TRT4, desembargadora Beatriz Zoratto Sanvicente; o presidente da Câmara de Vereadores, Lídio Azevedo Mendes; o procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva; e o presidente da AMATRA4, juiz Luiz Antônio Colussi. Entre o público, composto majoritariamente por autoridades locais, servidores e advogados, estava a juíza do trabalho substituta Graciela Maffei, a juíza estadual Mirtes Blum e o juiz Federal Belmiro Krieger.

07/07/2009 10:31

OAB/RS promove desagravo público a advogado em Rio Grande

07.07.2009

OAB/RS requer ao TJRS protocolo integrado entre comarcas