Técnicas de gestão para escritório de advocacia são abordadas em painel da OAB São Leopoldo
15/07/2009 19:14
Evento realizado nesta terça-feira (14) contou com a presença de grande número de advogados.
A subseção de São Leopoldo realizou, nesta terça-feira (14), a palestra “Gestão de escritório de advocacia e departamento jurídico”, em parceria com a Comissão do Jovem Advogado da seccional. O evento aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e teve como palestrante o advogado e diretor jurídico do Sebrae-RS, Leonardo Lamachia. Um número expressivo de advogados da cidade esteve presente.
O presidente da subseção de São Leopoldo, Carlos Eduardo Szulcsewski, avaliou que o evento foi voltado, principalmente, ao profissional recém-formado. “A gestão da Ordem Gaúcha deu um grande passo ao prestigiar a atuação da Comissão do Jovem Advogado, elaborar um manual para os mesmos e incentivar a criação dessas comissões nas subseções”, salientou.
O painelista ressaltou que o mercado de trabalho está altamente competitivo, o que exige novas técnicas para o advogado, o qual deverá assumir uma postura de gestor e de empreendedor. “Temos que estar comprometidos com o nosso cliente do escritório ou o cliente coorporativo, focados no resultado mais eficiente para ele”, afirmou.
Segundo ele, esses novos tempos do Direito exigem uma série de ações, as quais são garantias para um diferencial no trabalho advocatício, como o planejamento estratégico anual, a relação de fidúcia com o cliente, a pró-atividade do advogado, o conhecimento do negócio do cliente, o dinamismo no desenvolvimento do trabalho, o pós-venda com o seu cliente, a elaboração de um manual de rotinas do escritório e a criação de um check list de providências antes de uma audiência.
Leonardo Lamachia destacou que a postura pessoal do advogado é fundamental em seu trabalho. “A transparência e clareza na comunicação, o bom relacionamento com seus públicos, a agilidade no que faz e a constante atualização jurídica são práticas valorizadas pelo cliente”, ressaltou.
Na gestão, outro ponto destacado foi a demonstração dos resultados efetivos, os chamados indicadores objetivos e subjetivos, os quais, juntos, agregam qualidade ao trabalho de um escritório de advocacia.
Também estavam presentes a conselheira seccional Rosângela Maria Herzer dos Santos; o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, Pedro Alfonsin; o membro da CEJA, Franciel Munaro; e o diretor do departamento do Jovem Advogado da OAB local, Francisco Cassel Martins.
Com informações da OAB São Leopoldo
15/07/2009 19:14