Vice-presidente da OAB/RS se reúne com vice-presidentes do Sistema OAB no Conselho Federal
23/04/2019 17:13
Na manhã desta terça-feira (23), o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana Queiroz, recebeu seus congêneres das Seccionais da Ordem para a abertura do I Colégio de Vice-Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB. O secretário-geral adjunto da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto, também participou do encontro, assim como o presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Junior.
Como a ocasião marcou a realização da primeira reunião formal dos vice-presidentes de Ordem, o intuito foi o de construir uma dinâmica de procedimentos a ser adotada e aprimorada ao longo da gestão, com ações propositivas para implementação no âmbito de todas as Vice-Presidências.
O vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara, esteve presente ao conselho: “Hoje, estamos em Brasília reunidos no primeiro colégio de vice-presidentes do Conselho Federal da OAB, que reúne todos os vice-presidentes das 27 seccionais do país. Este é um momento de extremo simbolismo e de muita reflexão, em que temos a oportunidade de trocar experiências, especialmente nós, do Rio Grande do Sul. Muito do que foi proposto para que seja feito, já colocamos em pratica em nossa seccional, com essa gestão participativa, democrática, plural, comandada pelo presidente Ricardo Breier, estamos dando lição e exemplos para as demais seccionais”, ponderou Fara.
“Cada vez mais se acentua o protagonismo da seccional do Rio Grande do Sul, ainda mais nesses momentos em que temos a possibilidade de, com os demais companheiros vice-presidentes, avançarmos no que tange à preocupação com o advogado, a mulher advogada e o jovem advogado”, complementou o vice-presidente da OAB/RS.
Luiz Viana abriu o evento, destacando aquela que, na visão dele, deve ser a postura adotada pelo advogado ou pela advogada que ocupa a cadeira de vice-presidente de Ordem: “O vice-presidente deve ser um escudo, aquele que protege e reflete o presidente e as políticas do Sistema OAB. É um espelho de pensamento, mas que age com liberdade e autonomia. A relação entre presidente e vice deve ser permeada por transparência e harmonia”, apontou.
Ary Raghiant destacou que o papel de um vice-presidente não é, de forma alguma, secundário. “Aqui no Conselho Federal a altivez se estende a todos os diretores dentro de suas respectivas competências. O bem maior é o da Ordem, da advocacia”, disse.
Foi franqueada a palavra a todos os vice-presidentes que compõem o Colégio, que externaram suas percepções do exercício da função, as peculiaridades na rotina de cada gestão e as perspectivas para os próximos anos. Outro tema citado com frequência nas falas dos vice-presidentes foi a necessidade de ressignificar a função institucional desempenhada pelo vice, hoje – na visão deles – mal compreendida.
Clique aqui para acessar a galeria de imagens do I Colégio de Vice-Presidentes de Seccionais da OAB.
Com informações do site do Conselho Federal da OAB.
23/04/2019 17:13