Webinar abordará o Tratado de Proibição de Armas Nucleares da ONU
08/12/2020 17:24
Para celebrar o Dia Internacional de Direitos Humanos, que é comemorado no dia 10 de dezembro, a Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) e a Comissão Especial de Relações Internacionais e Integração do Mercosul (CERIIM) da OAB/RS promovem o webinar “Tratado de Proibição de Armas Nucleares da Organização das Nações Unidas”. O evento também encerrará a programação de alusão aos 16 Dias de Ativismo promovido pela CDH e terá tradução simultânea.
Entre os participantes do webinar, está o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Leo Hoffmann-Axthelm, representante da Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares na União Europeia e da OTAN e cofundador da Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares na Alemanha.
Segundo o secretário-geral da CERIIM e coordenador do Grupo de Trabalho de Direito à Saúde da CDH da Ordem gaúcha, Roberto Vinícius da Silva Saraiva, o evento foi concebido em decorrência da obtenção das 50 ratificações necessárias para o Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que ocorreram no dia 24 de outubro de 2020. Com o número de ratificações, o Tratado de 20 de setembro de 2017, que já conta com a assinatura de 84 países, entrará em vigência no dia 22 de janeiro de 2021.
“Nos últimos anos, ocorreu uma deterioração significativa das relações diplomáticas entre países que dispõem de arsenais nucleares. A simplificação de conceitos sobre doutrinas políticas e a consequente polarização constituem uma ameaça grave à paz mundial. Enquanto orçamentos militares cresceram, a crença na diplomacia e nas organizações internacionais, na construção de consensos e da ciência, como uma ferramenta de promoção da justiça e de proteção da vida na Terra, enfraqueceram, diminuíram e foram relativizadas, o que torna o nosso momento político, em nível global, um dos mais tensos desde o fim da guerra fria”, explica Saraiva.
Para se inscrever no evento e garantir a certificação, clique aqui.
08/12/2020 17:24