Home / Noticias / 09.12.2020 16:39

Presidente da OAB/RS participa de celebração do Dia da Justiça

09/12/2020 16:39

https://bit.ly/2W1wxZO
image-galeria-0

A data de 8 de dezembro marca o Dia da Justiça, e, na noite desta terça-feira, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou de um evento interinstitucional que discutiu a importância deste dia para a luta da sociedade em defesa da cidadania. A “Celebração do Dia da Justiça pela solidariedade social” reuniu representantes de entidades religiosas, da sociedade civil e de profissionais da área do Direito. O evento foi realizado de forma online e pode ser assistido aqui.

Em sua participação no debate, o presidente da Ordem gaúcha lembrou que o conceito de Justiça sempre foi difícil de ser formado e também aplicado: “Temos duas palavras que podemos ter certeza que se relacionam com a Justiça. Liberdade e igualdade são dois princípios democráticos. Ter uma Justiça sonhada e não aplicada à realidade é o mesmo que fabricar injustiça e desigualdade. Por isso, quem acredita na Justiça, na igualdade e na liberdade enfrenta desafios todos os dias. Talvez nosso maior desafio seja o de mudar nossa cultura política para ter liberdade e igualdade em um país dito democrático”, concluiu.

Além de Breier, outro advogado atuante na OAB/RS participou da celebração. O presidente da Comissão Especial da Verdade Sobre a Escravidão Negra, Jorge Terra, representou, também, a Comissão Permanente de Direitos Humanos da Procuradoria-Geral do Rio Grande do Sul (PGE-RS). “Temos a oportunidade de nos colocar à disposição para refletir e agir em favor e juntos daqueles que sofrem injustiça intertemporal por suas identidades. A Justiça é o pavimento para a paz sempre desejada, mas a Justiça que precisamos é uma Justiça antidiscriminatória, que se posicione em favor daqueles que sofrem. As instituições no mundo crescem e se desenvolvem com a diversidade. Assim, aprendemos um pouco com cada um e tornamos o mundo melhor para todos”, disse ele.

09/12/2020 16:39



Notícia anterior

Webinar abordará o Tratado de Proibição de Armas Nucleares da ONU

08.12.2020
Próxima notícia

CEMPR vai discutir reflexos da LGPD na Mediação

09.12.2020

Principais notícias

Ver todas